Novidades

Leia, pergunte, opine!

20 de jan. de 2011

ENVELHECIMENTO


O aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo tem estimulado intensamente as pesquisas cientificas sobre envelhecimento e longevidade.



                     Afinal, porque envelhecemos?

Essa é uma questao extremamente complexa. O processo do envelhecimento depende de fatores genéticos e ambientais.

Envelhecimento cronológico

A ciência descobriu que um dos mecanismos do envelhecimento interno/fisiologico/natural ocorre pelo encurtamento da porção terminal do DNA das celulas (telômero) ao longo dos anos, que após milhões de multiplicações vão se tornando "cansadas"e incapazes.
Outro fator é a participaçao negativa dos radicais livres (altamente reativos) formados a partir da combustão do oxigenio da respiração e que podem danificar celulas sadias do organismo. Nós temos enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação mas ao longo dos anos essas defesas vão diminuindo e os danos vão se tornando mais graves.
Radicais livres - são moleculas ou átomos com um numero ímpar de elétrons desemparelhados e altamente reativos que gera o chamado stress oxidativo.
Envelhecimento extrínseco

Há varios fatores externos que contribuem negativamente para aumentar os radicais livres e o stress oxidativo: poluição ambiental, Raio X, radiação ultravioleta (sol), radiação eletromagnetica, cigarro, alcool, residuos de pesticidas, stress, gorduras saturadas, excesso de gordura animal, aditivos quimicos dos alimentos, conservantes.
A exposição solar (radiação ultravioleta) intensifica o envelhecimento da pele num processo chamado fotoenvelhecimento.  O sol ao longo dos anos modifica o DNA das celulas da pele; degrada o colageno, diminui sua sintese e reparação e altera as fibras elásticas (que dão firmeza e elasticidade a pele). O resultado é uma pele fina, flácida e enrugada.

O envelhecimento cronológico sem o fotoenvelhecimento é diferente do envelhecimento cronologico com o fotoenvelhecimento. A soma dos dois processos resulta numa pele muito mais envelhecida, rugas mais profundas e proeminentes,  alteração na pigmentação, dilatação de vasinhos na superficie. Quem não sofre fotoexposição tem rugas mais finas e delicadas e pele mais preservada.
O envelhecimento extrinseco pode ser evitado!
Porisso estou sempre incentivando ... cuidado com o sol! Use o filtro solar!!

OBS - Essa postagem vale o presente do BLOG para quem for o primeiro a postar um comentário abaixo. Envie seu endereço de entrega para o email peleinfoco@gmail.com

4 comentários:

  1. Oi, Dra.

    Uso filtro solar sempre. Para evitar o aparecimento de manchas e o envelhecimento.
    Obrigada pelas ótimas dicas e matérias.

    Virgínia

    ResponderExcluir
  2. Oi Virginia!! Obrigada pela participação. Mande seu endereço pra entrega do presente para peleinfoco@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. HIPERPIGMENTAÇÃO DO ROSTO E PELES AMADURECENDO

    Consulte os sites (são sites técnicos e não de venda) e conheça a marca HELIABRINE:

    asepta.com (da França)
    ASEPTA.COM.BR ( NO BRASIL )

    VC VAI CONHECER PRODUTOS DE QUALIDADE E GLAMOUR QUE SÃO TAMBÉM PRESCRITOS POR DERMATOLOGISTAS.

    SÃO OS ÚNICOS COM ESTUDOS INTERNACIONAIS DE EFICIA MENSURÁVEL


    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  4. Dra Rita22/1/11

    Jacques...obrigada por estar sempre contribuindo com o Blog!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario