Novidades

Leia, pergunte, opine!

5 de dez. de 2010

PITIRIASE VERSICOLOR


A pitiriase versicolor é uma das doenças mais comuns no verão.

Benigna mas contagiosa é causada por um fungo saprófita chamado Malassezia furfur, que altera a pigmentação da pele causando manchas.

O fungo não penetra na pele,  fica apenas na superficie se alimentando de restos epiteliais.

As manchas são muito caracteristicas e surgem principalmente no tronco, pescoço, colo e raiz dos cabelos na fronte. Não coçam, não doem...são praticamente assintomáticas.

Como o próprio nome sugere as manchas são versicolor (várias cores): tem a variedade marrom, branca ou vermelha.

Algumas pessoas  são mais predispostas a contrairem esse fungo... após o  verão aparecem as manchas.

O tratamento é feito com antifungicos orais, tópico e shampoos (pois os fungos tambem infectam o couro cabeludo).

Nao se auto-medique... procure seu médico para fazer o tratamento correto.

Essa postagem vale o presente do BLOG para quem for o primeiro leitor a colocar um comentario abaixo. Cosmetico da vez: kit Revaleskin intense recovery

10 comentários:

  1. Oi Rita! Acho que ganhei!
    Que delícia!
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Peleinfoco6/12/10

    Oi Dani..ganhou sim. Te mando essa semana!! Bjss

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/12/10

    ffffuuuuu... eu tenho essa porra a + de 3 anos =s

    ResponderExcluir
  4. Cara vc tem essa merda a 3 anos?
    tenho essa ticaca a 5 meses e ja to louco.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo30/3/11

    e eu a mais de 10 anos ja fiz todos tratamentos possivel e nada, some um pouco e depois volta. não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  6. Samir12/8/11

    Olá pessoal, também tenho esse trem já faz um tempo, pouco antes da adolescência já apareceu as primeiras manchas, foi quando minha pele ficou mais propicia pra este fungo, tô igual ao nosso amigo ai de cima já tenho a uns 13 ou 14 anos com isso...e sinto informar mas vamos morrer com isso...bem pelo menos ainda não existe uma vacina que faça com que nunca mais tenhamos elas.
    Já passei por muitos dermatologistas neste tempo, já fizeram até mesmo uma biópsia o que nem era preciso, se o dermatologista for bom ele vai identificar logo de cara mas na duvida ele pode fazer um exame utilizando a lâmpada de Wood o que é útil pra confirmar o diagnostico.
    não sou um profissional na área mas como já faz tempo que tenho elas, como dizem sou "macaco velho" já tenho alguns macetes...
    quando as pintinhas forem poucas, tem alguns produtos que são eficazes pra passar no local, estes podem vir em spray, creme ou óleo, são eles: Icaden, fentizol, Miconazol, vodol, oxiconazol, Daktarin, Oceral, oxipelle e cetoconazol.
    Quando não tiver nenhuma mancha pode previnir usando em forma de sabonete ou shampoo por 2 ou 3 vezes por semana estes: salders, sastid, dermax.
    Agora quando a coisa estiver feia, quando tem muito mesmo o jeito é tomar via oral, no meu caso eu tomo o fluconazol 1 comprimido por semana por 3 a 4 semanas depende do estado que estiver, tem outros remédios com basicamente o mesmo principio, mas eu não lembro o nome, não é bom tomar esses remédios direto, pois como todo medicamento ele pode fazer mal, é mais fácil...isso é...mas não é bom arriscar...mas como eu disse não sou desse ramo então é bom procurar um dermatologista antes de se remediar!!!!!!
    Nossa!! falei muito...rsrs...mas na verdade eu estou escrevendo pra tirar uma duvida...
    vou fazer uma tatuagem nas costas e não sei se as manchinhas vão atrapalhar se o desenho pode estragar quando essas manchinhas aparecerem, pois elas aparecem e desaparecem a toda hora né?!...bem se alguém já fez uma tatuagem ou se souber a resposta pode me dizer se vai estragar a minha tatoo...agradeço desde já. meu e-mail: samironga2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/11/11

    TANBEM TENHO AS MANCHAS NA PELE A 3 ANOS,JA FIZ ALGUNS TRATAMENTOS MAS NÃO CONSIGO VER RESULTADOS...

    ResponderExcluir
  8. Idem...há uns 4ou5anos... aj fui em varios me falaram que era banho quente....rs
    fui a ´praia recentemente e me consultei por lah... ele falou que era o tal fungo..me disse que iria acaar o tratamento em aproximadamente 10 dias...estou no 3°...o engraçado é isso nunca havia procurado nada an internet...
    tenho todas as cores! se alguem puder me passar os modos de transmissão...
    abras otimo final de ano a todos!

    ResponderExcluir
  9. cara.. vou deixar o meu depoimento..
    tenho isto tambem, ha cerca de 20 anos... como muitos colocaram acima...
    ha pouco menos de 2 anos venho fazendo o tratamento com um dermatologista que propos tambem uma biopsia, ja que eu tambem pedi para sabermos com precisao o que estava em minha pele...

    o resultado foi realmente o FUNGO DA PITIRIASE...
    TOMEI CETACONAZOL.. USEI OS SHAMPOOS PIRITIONATO DE ZINCO E SABONENTE SALDER TODOS OS DIAS...

    MINHA PELE É OLEOSA, COMO AS DEMAIS PELES MASCULINAS..
    E PROPICIA AO APARECIMENTO DESTE FUNGO... QUE SE ALIMENTA DOS "RESTOS EPITELIAIS"....

    SENDO ASSIM, FIZ O TRATAMENTO COMO PRESCRITO PELO MEDICO.... POREM, O RESULTADO FOI 50% DO DESAPARECIMENTO DAS MANCHAS...

    O QUE EU FIZ:
    HA CERCA DE 4 MESES, INCLUIR NO TRATAMENTO A BUCHA DE FIBRA NATURAL JUNTAMENTE COM O SABONETE SALDER S E O SHAMPOO SASTID 3 VEZES POR SEMANA...

    COM INICIO DA BUCHA, PERCEBI QUE, TODA A OLEOSIDADE QUE ESTAVA NO MEU DORSO FOI ELIMINADO POR COMPLETO... JA QUE APOS O BANHO, PERCEBIA QUE, AINDA FICAVA MEIO OLEOSA.... COM ISTO, VENHO PERCEBENDO QUE, AS MANCHAS ESTAO DESAPARECENDO BASTANTE.... INCLUSIVE MINHA "MUER" PERCEBEU TAMBEM.....

    O USO DA BUCHA É DIARIA JUNTAMENTE COM O SALDER S...
    PERCEBI TAMBEM QUE, A PELE DORSAL AO LONGO DO DIA, NAO FICA TAO OLEOSA COMO ANTES.... PERCEBO ISTO, AO PASSAR A MAO E VEJO QUE ELA ESTÁ LISA, POREM, SEM OLEOSIDADE DEMASIADA...

    E NÓS SABEMOS QUE A OLEOSIDADE DA PELE É O PRATO FAVORITO DESTE FUNGO.
    ADICIONANDO A ISTO, INCLUIR NO MEU USO, O SHAMPOO SASTID, QUE NA MINHA OPINIAO, ESTÁ SENDO MELHOR DO QUE O DE PIRITIONATO DE ZINCO MANIPULADO....

    AGORA FALTA PEGAR O DANADO DO SOL....
    COMO TODOS OS MEDICOS FALAM: É A RECEITA FINAL PARA QUE A PELE SE IGUALE....
    O PROBLEMA E ARRUMAR O TEMPO PARA ISTO.....

    NO MAIS.........LETSGOROCKNROLL .....


    ResponderExcluir
  10. Anônimo18/6/15

    Vou deixar aqui como eu 'curei por agora' a minha PITIRIASE VERSICOLOR de forma barata e sem consultas em dermatologistas. A 1ª vez que ela apareceu tinha eu uns 18 anos, gastei um monte de dinheiro em consultas, cremes e shampoos para elimina-la mas como ela tem uma taxa de recorrência que varia de 60% a 80% em quem já sofreu disso ela regressou 11 anos depois... dito isso, a minha 'cura':
    - Comprei o shampoo Anti-Caspa GARNIER, com a substancia activa 'Zinc Pyrithione' (Piritionato de Zinco). Podem usar outra marca qualquer, a substancia activa tem é que ser a mesma.
    - Agora como apliquei: Aqui está a grande diferença da 1ª vez que fiz o tratamento, que durou 4 semanas, através do que o dermatologista me recomendou.
    PRESTEM ATENÇÃO AOS PROCEDIMENTOS
    Tratamento de duas semanas ou menos!!! (depende da extensão e do tempo que vocês tem a PITIRIASE VERSICOLOR)
    Convém fazer isso na hora de ir dormir e de preferência num fim de semana.

    1º - O pijama e/ou os lençóis da cama tem que ser de algodão.
    (podem usar apenas o pijama ou apenas os lençóis que vão servir de incubadora)

    2º - Durante o tempo de tratamento não podem nunca trocar de pijama ou de lençóis.

    3º - No primeiro dia que forem começar, tomem um duche sem usar nenhum tipo de sabonete ou shampoo, apenas agua! Sequem bem a pele(não pode estar húmida).

    4º - NO FIM DO DUXE E JÁ COM A PELE BEM SECA peguem o shampoo que compraram (pode ser um anti-caspa qualquer, a substancia activa tem é que ser o 'Zinc Pyrithione' ou em português Piritionato de Zinco) e espalhem em abundância nas partes afectadas, no meu caso coloquei da cintura pra cima, mesmo onde não tinha manchas. Precauções: Não colocar perto dos olhos.

    5º - Depois de espalhar bem, deixem actuar por 1 hora antes de se deitarem. Lembrem-se, pijama de algodão e/ou lençóis de algodão.

    6º - Não tomar banho no dia seguinte! Dai eu falar que é melhor começar esse tratamento num fim de semana :) De preferência, ou como eu fiz que foi, na 6ª feira quando sai do trabalho comecei o tratamento e só na 2ª feira de manhã é que tomei banho (com o mesmo shampoo do tratamento)

    7º - Todos os dias voces vão fazer isso até a PITIRIASE VERSICOLOR desaparecer por completo. No meu caso, 5ª feira da semana seguinte já não tinha nada! :) E acreditem que tinha uma parte do ombro e das costas completamente atacada.

    Muito importante também, se já tiverem apanhado um sol antes desse tratamento é normal que notem as manchas ainda mesmo depois das duas semanas pois esse fungo bloqueia a radiação solar, ou seja, as manchas que vão ver depois das duas semanas não são manchas da PITIRIASE VERSICOLOR mas sim de pele que não está bronzeada!! isso aconteceu comigo da 1ª vez e bastou para isso ir apanhar um sol pra ficar com a pele toda da mesma cor, homogénea.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario