Novidades

Leia, pergunte, opine!

23 de jan. de 2011

A PELE depois da praia...

                                                             


Praia é um passeio maravilhoso que a maioria dos brasileiros ama.
Mas... depois da praia sempre tem alguém na familia que volta pra casa com algum problema na pele.




Manchas, queimaduras, alergias, coceiras, bicho geografico...    




As queimaduras acontecem porque a pele não está acostumada com sol e de repente é exposta a uma intensa radiaçao por um periodo prolongado. Como prevenir isso? Preparando a pele antes de ir para praia e se expondo ao sol em casa por 15 a 30 minutos diariamente uns 10 dias antes da viagem. Usar um filtro solar potente e repassar a cada 3 hs durante os dias na praia. Atualmente existem também alguns cosmeceuticos, compostos de vitaminas e antioxidantes,  que preparam a pele para o sol: imeedem tan, inneov solar ... funcionam!

       Outro problema muito comum após a praia é a larva migrans ou bicho geografico. Os animais domesticos como cao e gato passeiam na praia e defecam na areia. Quando estão com verminose,  as larvas presentes nos restos fecais desses animais ficam na areia e penetram na pele das pessoas descalças ou que se deitam por ali. Resultado: essas larva começam a "andar" na superficie da pele e formar uma especie de caminho avermelhado. Coça bastante. O tratamento é com vermifugos e pomadas de thiabendazol.

      Fungos... gostam de umidade e calor, ou seja, praia é o habitat ideal para esses microorganismos causadores de micoses. As lesoes se manifestam como manchas esbranquiçadas ou escuras, em placas, descamativas, coceira. Regioes mais comuns: ombros, pescoço, dobras da virilha e dos dedos dos pés. Previna-se mantendo a pele sempre seca e limpa de areia. Nao ande descalço em areas umidas e/ou empoçadas da chuva.

     Sol e limão...combina não. Mancha mesmo. Cuidado com ele e com outras frutas e perfumes citricos que podem desencadear uma fitofodermatite.

           Problemas na pele? Corra para o dermatologista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario