Novidades

Leia, pergunte, opine!

7 de nov. de 2010

ACNE - Isotretinoina oral

A Isotretinoina é um medicamento derivado da vitamina A que pertence a classe dos chamados retinóides. Ela atua diretamente nas glândulas sebáceas diminuindo seu tamanho e sua atividade e com isso diminuindo a produção do sebo e da oleosidade da pele.
A isotretinoina é o único  medicamento potencialmente definitivo no tratamento da acne.
Está indicada para os casos mais graves,  grau III e IV.


Entretanto há casos em que ela pode nao ser a melhor opção de tratamento, como por exemplo quando existe alteração hormonal do tipo ovarios microcisticos. Nesse caso o resultado costuma ser menos eficaz e a melhor opção é a pilula anticoncepcional.

O produto é teratogênico, ou seja, produz malformaçao fetal. Isso fez com que ele ficasse "mal falado" e se tornasse quase um mito. Muita gente acha que ele é  forte e perigoso. Ele é seguro sim,  se for bem indicado e prescrito por médico especialista.
Mulheres em atividade sexual devem ser muito bem monitoradas e exaustivamente orientadas em relação a proibição da gravidez durante o tratamento.
Bebidas alcoolicas são desaconselhadas durante o uso do medicamento.
O tratamento é longo, dura de 6 a 8 meses.
A pele do rosto e do corpo fica ressecada e descamando, principalmente no tempo seco. Nada que um bom hidratante nao resolva.
Os labios também sofrem: ficam vermelhos, ressecados e descamam durante a maior parte do tratamento. Se a pessoa puxar a pele ocorre fissuras e sangramento. Isso tudo pode ser contornado com hidratantes labiais do tipo Lip Balm accute (Eucerin) ou epidrate labios ( Mantecorp) ou ate mesmo os ja conhecidos bepantol e cacau.
Os olhos também podem ficar secos, bem como a mucosa do nariz. Solução: colirios lacrima, fresh tears (olhos) e maxidrate, sorine, rinosoro (nariz).

Duvidas: http://www.cucas.com.br/

OBS : Essa postagem vale o presente do Blog dessa semana - Cosmetico da Vez (Eucerin clareador) para quem for o primeiro a postar um comentario abaixo.

3 comentários:

  1. Daniela8/11/10

    Oi Rita!!! Que bom você voltou a escrever no blog!!!! Eu ADORO!
    Beijos
    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Eu estou usando roacutan, e esas dicas sao otimas,tb aconcelho a usarem Bepantriz e para os olhos Lacrima Plus (Bepantol e o melhor mas so indicado a noite pq decha os labios esbranquecidos...use ambundantimente para evitar fisuras)

    OBS: roacutan causa dores musculares...algem ai me fala algo bom para ese sintoma...vlw

    ResponderExcluir
  3. Verônica24/4/11

    Na adolescência tive a sorte de não ter tido espinhas, mas em compensação depois dos 30 anos comecei a ter espinhas nas costas. Iniciei um tratamento com isotretinoina (o genérico, que é mais bararo), foram 6 meses de tratamento, sem contar o custo - dependendo da intensidade das espinhas pode haver a necessidade de mais de uma caixa por mês. Posso falar que valeu todo investimento que fiz, sem contar que não tive nenhuma reação adversa - claro que isso depende de cada um. Nunca mais tive espinhas. Vale muito a pena.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario