Novidades

Leia, pergunte, opine!

3 de nov. de 2010

VITAMINA D & SOL


A exposição ao SOL durante a vida tem uma clara associação com o câncer de pele, isso já está mais do que estabelecido. Então, quanto menos sol tomarmos, mais estaremos protegidos contra o cancer de pele. Certissimo!!!!!!!!!!!!

Mas...  como fica a  vitamina D que necessita do sol para ser sintetizada na pele?  Sem ele não há produção da vitamina D que por sua vez prejudica a absorção de calcio,  imprescindivel na manutenção de ossos fortes e saudaveis.

Nas crianças a carência de vitamina D causa o raquitismo e/ou deformidades ósseas. No adulto a falta de vit D e de calcio leva  a osteoporose.

Conclusão: precisamos tomar um pouco de sol.
 
Necessidades diárias de vitamina D :
Na infância até 18 anos - 400 unidades internacionais (UI) ao dia.
Dos 19- 50 anos - 200 UI.
Dos 51- 70-  400 UI
Acima de 70 anos - 600 UI.

Fontes de Vitamina D
Peixes - Arenque, salmão, figado de bacalhau
Gema de ovo.

No Brasil o hábito de comer peixes nao é muito difundido, principalmente entre as crianças e os idosos.
A gema de ovo ficou mal falada com a história de aumentar o colesterol... então muita gente aboliu o ovo da alimentação. Ou seja, é dificil obter toda a vitamina D necessaria ao nosso organismo apenas atravez dos alimentos.

Assim sendo só nos resta 2 opções: tomar vitamina D (prescrita pelo medico se ele considerar necessario) ou  tomar um pouco de sol. Bastam poucos minutos por dia pois a quantidade necessária de sol que estimula a vitamina D é pouca : 10 a 15 minutos de exposição no dia a dia já é suficiente.

O resto do tempo...nao se esqueça do filtro solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario