Novidades

Leia, pergunte, opine!

31 de out. de 2012

Insolação... cuidado!



                              Proteja-se do sol  e evite a insolação

Muita gente fica o ano todo sem sol e quando chega o verão resolve bronzear tudo num dia só. Outras, se empolgam na praia, dormem no sol ou se esquecem de passar o filtro solar... Em todos os casos o resultado pode ser uma queimadura solar ou ínsolação.

Os sintomas típicos de insolação 

# pele quente, muito vermelha e seca inicialmente, sede, dor de cabeça, enjoo, vômitos, desidratação, mal estar, desmaio, queda de pressão.

# O grau de queimadura solar depende de vários fatores: tipo de pele, regiao do globo, tempo de exposição, altitude, etc.

# O horário do dia tambem influencia: sol do meio dia queima muito mais facilmente do que o sol
das 9 da manha ou 4 da tarde.

# As peles branco-avermelhadas se queimam com mais facilidade enquanto que as peles branco-amareladas têm uma maior resistencia. A mesma quantidade de sol pode causar insolação numa pele avermelhada e nao causar nada em uma pele mais amarelada.

# Algumas areas do corpo são mais frágeis e mais sujeitas a queimaduras: palpebras, maçãs do rosto, nariz, ombros, dorso dos pes. Numa insolaçao essas são as areas mais atingidas.

Para evitar insolação ou queimaduras... 

# Tome muito liquido nos dias de calor!  A agua é a melhor escolha, mas também suco de frutas naturais, agua de coco,  cha gelado,  até picolé.

# Não se exponha em horários de sol muito forte, entre as 10 da manha e 16 hs tarde.

# Use sempre o filtro solar, repassando ao entrar na água e a cada 3 hs pelo menos.

# Evite o uso excessivo de sal que agrava a perda de água do organismo.

# Se estiver muito branco e ha muito tempo sem tomar sol... prudencia!

# Nunca durma no sol.

TRATAMENTO

A insolação deve ser tratada imediatamente por um medico e se isso não for possível, algumas medidas podem ajudar:  resfriar a pele com compressas frias, manter a pessoa deitada,  em ambiente arejado, úmido e  fresco;  hidratar o máximo possível com líquidos isotônicos do tipo gatorade, água de coco e água pura.

                  O melhor tratamento é a prevenção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario