Novidades

Leia, pergunte, opine!

13 de jan. de 2011

MANCHAS NA PELE ?

Quem não quer uma pele bonita, lisinha, sem marcas, manchas ou cicatrizes?

DICAS :

O sol é um inimigo implacável de quem tem tendência a manchas e sardas. O filtro solar protege a pele mas não impede completamente que as manchas se instalem ou piorem se a pessoa tiver tendência a manchar. O ideal para essas pessoas é evitar mesmo o sol.

Na gravidez é muito comum o aparecimento de manchas escuras no rosto, bochechas, buço e testa. As regiões naturalmente mais pigmentadas da pele, como aréolas mamárias e mamilos, axilas, virilha,  região genital e linha alba (na barriga) costumam sofrer um aumento considerável da pigmentaçao na gestaçao. Fique tranquila: isso é temporário e volta ao normal após o parto.

Gestantes devem usar filtro solar fator alto o tempo todo... o ideal é evitar mesmo o sol durante a gravidez.

Nao exprema espinhas e cravos no rosto; isso pode desencadear manchas e ate cicatrizes. Se tiver acne faça um tratamento adequado com o dermatologista.

O sumo de frutas citricas como limão, mexirica, bem como leite de manga e figo em contato com a pele podem provocar manchas escuras em áreas expostas como mãos, pescoço, rosto e ate corpo. Podem  também causar vesículas, bolhas e exulceração da pele. O interessante é que muitas vezes a pessoa lava bem as mãos após manipular essas frutas e mesmo assim a pele mancha. O sumo fica impregnado nos poros da pele. Geralmente são reversiveis se tratadas corretamente. Fique atento!!

Perfumes com essência de frutas citricas também podem manchar a pele, principalmente no pescoço. Isso tem um nome interessante: dermatite de berloque. O local do contato fica escuro, irritado, pigmentado, coçando... Evite, use perfume apenas em áreas escondidas do sol.

Desodorantes alcoolicos podem irritar a pele das axilas e manchar... Escolha um desodorante hipoalergenico e sem alcool.

Esmaltes podem ser causa de alergia de contato na face (palpebras, area peri-bucal e pescoço). Depois da alergia pode persistir uma hiperpigmentação pós inflamatoria (manchas escurecidas). Observe se após fazer as unhas a pele dos dedos fica coçando e irritada...e se aparece alergia no rosto. Caso isso ocorra...mude para um esmalte hipoalergênico (maybeline, revlon, etc) e troque a base por removedor de esmalte.

A pilula anticoncepcional é outro fator de risco para manchas no rosto. Quem toma pilula deve ter atençao redobrada em relação a exposicao solar.

Cuide bem da sua pele...se esconda do sol. Use filtro.

4 comentários:

  1. thais27/1/15

    O Da manga é novidade .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/1/18

    Estou com uma mancha marrom na mão de leite de manhã. Estava colhendo e escorreu. Lavei imediatamente e tudo bem.
    Fui para a praia 2 dias depois e o local ficou bem escuro. E agora?

    ResponderExcluir
  3. Manchei uma das minhas mãos... dps de 5 minutos colhendo figos.
    Acho que apenas encostei uma vez em algumas folhas... e ja foi o suficiente.

    Figos são +potentes que limões.
    Cuidado galera

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario