Novidades

Leia, pergunte, opine!

3 de dez. de 2010

Micoses de pele



Micoses são doenças causadas por fungos, e acometem a pele, as unhas, os cabelos e as mucosas. Surgem como manchas ou placas avermelhadas, de bordas descamativas, que crescem de fora para dentro. Podem coçar muito ou pouco, depende da sensibilidade pessoal.

O verão é o momento maior dos fungos e das micoses. Calor, suor, umidade: tudo que um fungo precisa para se proliferar e causar doença.

E quem são os fungos??

Fungos são seres microscópicos que se  desenvolvem principalmente em locais úmidos e quentes e que podem ser encontrados no solo, nos animais e nas plantas. Quando infectam o ser humano se alimentam da queratina e restos epiteliais da pele e anexos cutaneos.
 
As micoses de pele também são chamadas de tinha ou tinea. Tinea pedis, quando acomete os pés; tinea cruris na virilha; tinea capitis quando acomete o couro cabeludo; tinea intertriginosa, as dobras; tinea corporis, no corpo; tinea manun, as mãos.

Além das tineas,  uma outra micose muito comum na pele é a pitiriase versicolor que será assunto de uma postagem especial.

Pessoas que mexem muito com água estão mais predispostas a terem micoses, por exemplo: lavadeiras, garçõns, cozinheiras... têm muita tinea entre os dedos das maos;  homens e atletas têm muita tinea nos pes por ficarem muito tempo com calçados fechados e úmidos; tinea capitis é comum em crianças.

Locais úmidos como banheiros, beirada de piscina, praias, areia úmida de parques,etc, são criadouros de fungos. Nao andar descalço nessas áreas é uma boa pratica para nao contrair micoses.

Outras dicas para a prevençao:

Secar bem entre os dedos dos pes, virilha e corpo após sair do banho, piscina ou praia.
Usar chinelas abertas após o banho deixando os pés ao ar livre e sem sapato.
Trocar as roupas de natação assim que sair da agua ou secar bem.
Fazer rodizio de calçados usando sempre um calçado que ja estiver seco e livre do suor do dia anterior.
Trocar as meias diariamente. As mais indicadas são as meias de algodão que absorvem bem o suor. As meias de nylon retem o suor na pele e pioram as micoses.
As roupas intimas também devem ser de algodao pois nao irritam a pele, nao causam aumento de sudorese e ainda absorvem a umidade.
Nao usar toalhas de banho, calçados e roupas de outra pessoa pois os fungos são contagiosos.

Tratamento

O tratamento deve ser orientado pelo dermatologista. Pode ser apenas local se a micose for simples ou necessitar de tratamento oral com antifungicos e até antibioticos se houver infecção secundaria. Muitas vezes uma micose pode se agravar com um eczema ou erizipela.

4 comentários:

  1. Anônimo28/12/10

    Olá,gostaria de saber se tem algum tratamento eficaz caseiro?Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/1/11

    Parabéns pelo artigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem algum remedio caseiro?
    OBRIGADO FOI UM BOM ARTIGO.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21/5/12

    www.eduyan.com.br
    Muitíssimo obrigado.
    É mais sério que eu imaginava!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario