Novidades

Leia, pergunte, opine!

15 de nov. de 2010

ROSACEA


Rosácea é uma doença de pele que aparece geralmente após os 30 anos de idade e se manifesta basicamente por 3 sinais na pele do rosto: vermelhidão, vasinhos e lesoes papulo-pustulosas do tipo espinhas. Em alguns casos pode ocorrer tambem nos olhos, nas costas, ombros, orelhas e couro cabeludo.


 Nos casos mais severos e principalmente em homens, o nariz pode sofrer uma hipertrofia do tecido e dilatação dos poros chamada rinofina. Os olhos podem ficar irritados, vermelhos, sanguineos e lacrimejantes e a borda de inserção dos cilios podem apresentar inchaço e pustulas.

O problema afeta mais as mulheres do que os homens mas quando o homem é afetado os sintomas tendem a ser mais severos. Os vasinhos sao mais visiveis e calibrosos, a pele mais grossa e oleosa, o nariz mais inchado e vermelho.



A causa da rosacea é desconhecida, o que se sabe é que existem alguns fatores desencadeantes e/ou agravantes como alcool, stress sol, café, alimentos condimentados, shoyo. Logicamente esses fatores precisam ser evitados por quem tem o problema, que pode se tornar cronico,  com periodos de melhora e recidiva.

Rosácea melhora com antibióticos mas nào é considerada como doença infecciosa. Portanto NÀO é contagiosa.
De acordo com os experts do comitê americano de rosácea existem os sinais primarios e secundarios da doença.

Sintomas primários:
• Ruborização -  pode vir e ir, como na menopausa e é geralmente o primeiro sinal da doença.
• Eritema persistente - deixa um aspecto de queimadura solar persistente principalmente nas maças do rosto, nariz e mento.
• Papulas vermelhas e espinhas pustulosas semelhantes a acne
• Vasinhos vermelhos visiveis nas bochechas e mento, as vezes no nariz.

Sintomas secundários
◦Irritação ocular
◦Ardencia e queimaçao na pele face
◦Ressecamento e aspereza malar
◦Espessamento da pele principalmente do nariz
◦Inchaço palpebra inferior

O tratamento é individualizado para cada caso especificamente dependendo dos sintomas. Geralmente se usa medicação topica e oral a base de antibioticos (tetraciclinas, metronidazol), isotretinoina, calmantes da pele, hidratantes nao oleosos, sabonetes, etc.

A parte vascular da rosácea pode ser melhorada com o uso de lasers de vasos tipo Yag ou luz intensa pulsada (comprimento de onda apropriado para vasos) o que reduz sensivelmente o aspecto vermelho e quente da pele.

O paciente deve ser orientado quanto a alimentaçao, hábitos de vida e rotina de cuidados com a pele. Evitar sol, nao tomar bebidas alcoolicas, nao expremer as pústulas, nao fazer peelings abrasivos e nem limpeza de pele. Usar sabonetes suaves e calmantes, toalhas macias, água morna (água fria e água quente piora o quadro). Uma rotina adequada com a pele pode auxiliar em muito no tratamento.

O  uso do filtro solar é imprescindivel e deve ter um veiculo adequado a pele com rosacea. Nao usar filtros em gel alcoolico e nem filtros oleosos. O ideal são os filtros hipoalergênicos, gel creme ou loçao.
É possivel inclusive disfarçar o aspecto avermelhado da pele com cosmeticos ou filtros com cor.

Se você tem algum sinal sugestivo de rosácea, procure logo seu dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario