Novidades

Leia, pergunte, opine!

24 de nov. de 2010

ESTRIAS


Estrias são lesões causadas pelo rompimento das fibras elásticas da pele que ocorrem por distensão exagerada.  Todas as vezes que a pele estica muito e rápido demais é comum o aparecimento de estrias.

Por exemplo...
Se a pessoa engorda demais pode surgir estrias na barriga, nas coxas, no tronco.
Na gravidez, principalmente em pessoas magras e sem muita pele para esticar ou que engordam muito tambem têm tendência a ter estrias no ultimo mes da gestaçao, na regiao da barriga e das coxas.
Homens que fazem muita musculaçao e que hipertrofiam muito rapido os musculos dos braços tem uma grande chance de desenvolver estrias na regiao perto das axilas onde o braço insere no tronco. Adolescentes podem ter estrias durante o estirão do crescimento. As meninas costumam ter nas nadegas e coxas e os meninos nas costas.
O uso de altas doses de corticosteróides por longos periodos pode levar à formação de estrias como efeito colateral. Até mesmo pomadas contendo corticosteróides potentes por tempo prolongado em áreas de pele fina como virilhas e axilas podem levar ao aparecimento de estrias.

As estrias podem surgir em ambos os sexos e em qualquer idade sendo mais frequente no sexo feminino.




Como reconhecer uma estria...



As estrias são lesões lineares cuja pele parece flacida e frouxa. Aparece geralmente em grupos e são paralelas. No inicio rosadas ou vermelhas e depois vão se tornando esbranquiçadas. Podem ser fininhas ou bem largas. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem e dorso do tronco (homens). Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele ao redor.

Prevenção de estrias

Quem nao quer ter estrias tem que evitar as causas.. nao engordar demais e depressa, nao exagerar nos exercicios fisicos (musculação braços em homens), não usar cremes de corticoides potentes por tempo prolongado em areas de pele fina, não engordar demais na gravidez. As gestantes devem hidratar a pele da barriga como um preventivo mas nem sempre isso surte resultado.

Tratamento

Até há bem pouco tempo as estrias não tinham um tratamento efetivo. Usava-se varias técnicas para melhorar o aspecto das lesoes: peeling, subcisão, dermoabrasão, mesoterapia, cremes de ácidos retinoico.

Hoje contamos com um aliado poderoso: Lasers fracionados.
Os lasers fracionados acabam com as estrias porque encolhem a pele a cada sessão. O numero de sessões varia de acordo com o tamanho e numero de estrias.

Consulte o dermatologista para avaliar seu caso e te indicar o melhor tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario