Novidades

Leia, pergunte, opine!

11 de mai. de 2010

Fotoproteção

FILTROS QUÍMICOS E FÍSICOS:

Os filtros solares podem ser químicos e físicos. Os filtros químicos são substâncias que têm que reagir com a pele para absorver a energia solar. Necessitam de um tempo para que essa reação ocorra, por isso devem ser passados ½ hora antes da exposição. Ex: salicilatos, cinamatos, benzofenonas, parsol, etc. Algumas pessoas desenvolvem alergia ou irritação contra certos filtros químicos, principalmente contra os fatores mais altos, pois estes contêm maior número de substâncias químicas. Nesse caso deve-se usar um filtro físico.

Os filtros físicos são menos alergênicos, porém menos cosméticos por serem opacos e deixarem a pele esbranquiçada. Atualmente têm se modernizado e se tornado mais aceitáveis com a incorporação de neutracolor e substâncias micronizadas. São bastante potentes, verdadeira “barreira” aos raios ultravioleta. Excelentes para uso em praia, piscina, lugares mais quentes e para serem passados em áreas de maior exposição e sensibilidade como face, ombros, nariz. São bons também para crianças, pois não costumam causar irritação na pele e nem ardência nos olhos. Ex: dióxido de titânio, óxido de zinco, talco, etc.


QUAL O PROTETOR SOLAR IDEAL ??


Vários fatores devem ser levados em consideração ao escolhermos um filtro:

O fotoprotetor deve ter fator de proteção (F.P.S) no mínimo 15.
Discute-se muito a respeito dos filtros com FPS maior que 30. Muitos advogam que não isso não adianta, que só aumenta a chance de ocorrer uma alergia com a incorporação de novas substâncias para aumentar o poder de proteção. Minha opinião pessoal é que os filtros mais altos protegem mais e que devem ser utilizados em épocas de maior exposição como férias na praia, piscina, etc.Quanto mais clara e sensível for a pele do individuo mais proteção precisa , por isso o FPS deverá ser maior: 35, 40, 45, 60 e até 100.

O grau de oleosidade da pele deve ser respeitado. Para peles oleosas, acneicas ou seborreicas devemos optar por géis, loções ou cremes oil free (livres de óleo). Peles secas necessitam de produtos mais hidratantes, umectantes.

O fotoprotetor deve ser de amplo espectro, ou seja, deve bloquear ou absorver as duas formas de radiação solar mais lesivas à pele – os UVA e os UVB. Na hora de comprar um filtro atentar para esse detalhe importante, que vem descrito no rótulo do produto.


Na praia, piscina, rancho, cachoeira, etc, deve-se usar um filtro resistente ou à prova de água e mesmo assim deverá ser repassado com freqüência ao sair da água, com a pele enxuta.

Existem filtros com cor (neutracolor), como se fosse uma base. São mais cosméticos e as mulheres gostam bastante porque além de proteger contra os raios solares ainda servem como uma maquiagem.




Crianças devem usar sempre um filtro infantil, pois são preparados sem álcool e não ardem os olhos; são mais fáceis de passar e próprios para essa faixa etária. Recomenda-se iniciar o uso do filtro à partir de 6 meses de idade, e de preferência um filtro físico.

Para áreas pilosas ou extensas temos a opção dos filtros em spray, que são bem mais fáceis de espalhar. Os homens, principalmente, costumam preferir os filtros em spray, por serem mais práticos. Podem e devem ser usados no couro cabeludo com pouco ou nenhum cabelo, pois essa área fica extremamente exposta nos indivíduos calvos ou carecas.



COADJUVANTES DO FILTRO SOLAR


Na prevenção de queimaduras solares, manchas, do envelhecimento e câncer de pele também vale lançar mão de todos os acessórios que “escondem” a pele do sol, tais como chapéus, sombrinha, lenços, guarda-sol, mangas longas, bonés, luvas, óculos de sol, etc. A barba e o bigode também conferem proteção ao rosto do homem e devem ser utilizados principalmente por pessoas de pele muito clara, com tendência pessoal e familiar para câncer de pele.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PELE SAUDÁVEL

A qualidade da pele depende também da ingestão de nutrientes e vitaminas necessários para sua higidez. Esses nutrientes são conseguidos através da alimentação adequada e balanceada do dia a dia.
Carne, leite, ovos, frutas, legumes e verduras frescos são os eleitos para ocuparem a mesa e o prato de quem quer se manter bem. Alimentos industrializados, processados e enlatados, devem ser evitados.
Uma substância importante para a pele é o betacaroteno. É uma pró-vitamina A, substância que confere um tom amarelado na pele, e que funciona como um protetor solar sistêmico, pois diminui a penetração dos raios ultravioleta. É encontrado “in natura” nos alimentos amarelos como cenoura, batata salsa, mamão papaia, etc. No sentido de aproveitar essa peculiar característica, esses alimentos devem ser incorporados à alimentação em maiores quantidades no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario