Novidades

Leia, pergunte, opine!

9 de out. de 2019

NOTICIAS SOBRE O MELASMA





Melasma –  Sao manchas faciais localizadas geralmente na regiao da maça do rosto, e fronte, de difícil tratamento e que aparecem principalmente em mulheres adultas, podendo eventualmente afetar os homens,  por influencia de fatores geneticos e constitucionais. O melasma piora com a exposição solar, a gravidez e com a pilula anticoncepcional. 

Uma promessa de resolver definitivamente o melasma surgiu com o Laser Spectra. Porem, como todos os outros metodos ja consagrados ( peelings quimicos, de cristal, diamante, lasers fracionados, luz pulsada) o SPECTRA tambem necessita de varias sessões para dar um bom resultado e de sessoes de manutenção. E o custo do tratamento é maior. 

Estudos demonstram que os lasers fracionados não ablativos de baixa energia e alta densidade (que penetram pouco na pele, mas furam muito) melhoram o melasma com efeitos relativamente duradouros.  Ex - Laser Erbium, Laser Fraxel.

Luz Pulsada - Antigamente se contra-indicava fazer luz pulsada em melasma, porem alguns comprimentos de onda de laser beneficiam esse tipo de problema. É preciso saber qual aparelho e potencia utilizar em cada caso. 

Microagulhamento com medicamentos - MMP
Agulhar a pele e ao mesmo tempo injetar medicamentos clareadores tem funcionado bastante no melasma. Essa é uma técnica relativamente recente, inventada por um dermatologista brasileiro - Dr Samir Arbache, de Sao Jose do Rio Preto. Ele se baseou no conceito da tatuagem para conceber a técnica.

Peelings quimicos - os peelings de resorcina e acido retinoico continuam tendo seu espaço no tratamento do melasma. Geralmente são associados com outros tratamentos.

Novos e antigos medicamentos continuam sendo utilizados:     
      Topicos - Vit C,  acido transexamico,  fatores de crescimento ( TGP2 peptideo), ac azelaico, salicilico, hidroquinona, arbutina, azeloglicina, acidos glicolico, kojico, retinoico,  cisteamina, etc... E sempre o filtro solar!
       Oral -  Picnogenol, luteina, Polypodium Leucotomus.

A pele da pessoa que tem melasma é muito sensivel e "melindrosa". Cuidado! Geralmente os melhores resultados são obtidos com a combinação de técnicas e medicamentos. Nao dê sua pele nas mãos de curiosos. Procure sempre o dermatologista !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario