Novidades

Leia, pergunte, opine!

5 de ago. de 2012

Olheiras? afff



Olheira é o nome popular para o escurecimento da regiao inferior dos olhos ( arroxeado ou acastanhado).

Não é uma doença e sim uma caracteristica física da pessoa que as vezes pode ser agravada por alergias, rinite, noites mal dormidas, excesso de maquiagem. Olheira incomoda bastante pois compromete a estetica facial... porisso é comum a procura do dermatologista em busca de solução.

O que causa esse aspecto escurecido?

A regiao da palpebra inferior é delicada (+- 0,5 mm) e está assentada sobre um buraco ósseo bastante irrigado (muito vaso) e com pouco tecido adiposo de sustentação. Consequentemente se torna possivel  a visualização da trama vascular por transparencia, o que da o aspecto de pele escura ou arroxeada.

Fatores agravantes ou precipitantes...

Alergia respiratoria– Qualquer problema que provoque congestionamento na regiao dos olhos e  do nariz como rinites, sinusites, atopias, alergias alimentares, dermatite de contato por esmalte ou maquiagem, pode contribuir para a formação de olheiras.

Medicamentos - Drogas que causam dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça pois qualquer aumento do fluxo sanguíneo é revelado através da pele. Isso serve tanto para as drogas ilicitas como para medicamentos como os vasodilatadores.

Cansaço – O cansaço pelo trabalho excessivo, noites mal dormidas e insonia provocam um ar pesado e arroxeamento palpebral.

Genética - Existem familias cujas pessoas tem tendencia a olheiras. Quanto mais transparente for a pele (também uma característica hereditária) mais escuras são as olheiras.

Idade – O envelhecimento provoca perda de colageno, flacidez, afinamento da epiderme, aumento de vasinhos e escurecimento da pele palpebral.

Doenças - Alguns quadros clinicos de anemia, problemas tireoidianos e cardiacos tambem podem causar escurecimento palpebral e ar cansado.

TRATAMENTO...

Os cremes para olheiras à base de vitamina E, vitamina K, ginkgo biloba, acidos e hidroquinona melhoram a textura, hidratação e promovem clareamento da cor da pele. Mas geralmente tem açao apenas provisoria, quando pára de usar a pele piora novamente.

Lasers:

A luz intensa, continua ou pulsada, promove uma diminuição dos vasinhos por colabamento e melhoram a cor da pele por acáo direta na melanina. É necessario varias sessoes.

O laser fracionado ablativo e nao ablativo faz "furos" na pele e com isso reorganiza a distribuição da melanina no local. Ele tambem estimula a produção de colágeno, melhora a espessura da pele e diminui a transparencia.

Carboxiterapia - aumenta o fluxo de oxigênio e melhora a circulação local.

Receitas caseiras para olheiras

As "amigas" bem antenadas nas novidades e antigas receitas  têm sempre uma dica caseira para diminuir olheiras que muitas vezes até surte algum efeito:

- Compressas geladas com chá de camomila, chá verde ou soro caseiro. A temperatura fria contrai os vasos e reduz a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e as manchas escuras na região.

- Compressas com rodelas de pepinos, batatas...sem explicacao...

Esconder as olheiras?

Um boa opção ainda é apelar para os truques de maquiagem: corretivo de tom mais claro que a sua pele pode disfarçar as olheiras e melhorar o visual.


       Nao deixe que as olheiras acabem com o seu bom humor... procure um dermatologista !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario