Novidades

Leia, pergunte, opine!

12 de mar. de 2012

Onicomicose




As micoses de unha são doenças causadas por fungos, microorganismos presentes na terra, no ar e na agua e em animais como cães e gatos. São muito frequentes em um país quente e úmido como o Brasil principalmente em pessoas que frequentam praia e piscina, pois os fungos gostam de calor e umidade. Um exemplo simples de como os fungos se proliferam bem nessas condicões é o emboloramento rápido de pães e bolos guardados em recipientes confinados e fora da geladeira.


O primeiro sinal de doença na unha é o descolamento no canto ou na borda externa da lâmina ungueal, que dá um aspecto de unha ôca e amarelada. Pode haver deposito de restos de queratina sob a unha, o que causa levantamento da lamina e deformidades no relevo. Pode ocorrer tambem espessamento da lâmina ungueal e manchas brancas ou amareladas na superficie. As vezes as unhas esfarelam e ficam comidas, deixando o dedo aparente, como se estivesse careca. O problema progride e se agrava se não for tratado adequadamente e as unhas  pode encravar nos cantos e causar inflamação e dor.
              
As unhas mais atingidas são as dos pés, que ficam mais tempo dentro dos calçados, um ambiente escuro, quente e úmido pelo suor.

Como evitar as onicomicoses?

Manter os pés e maos sempre enxutos.
Usar chinelos de borracha para tomar banho e caminhar em locais umidos como beira de piscina, sauna, etc.
Observar os animais de estimação - cães e gatos, se têm falhas de pelos, e se tiver, levar ao veterinario.
Utilizar apenas material próprio de manicure, incluindo lixa, pauzinho, alicates, bacia, etc.
Usar luvas para mexer com plantas e terra.
Nao ande descalço na terra.
Evite ficar horas e horas com sapatos fechados.
Faça um rodizio de calçados durante a semana.
Opte por sapatos mais frescos e ventilados.
Trocar meias todos os dias, e de preferencia de algodão que absorvem o suor dos pés.
Evite as meias sintéticas que retém o suor.

Tratamento

Geralmente as micoses de unha não saram apenas com remedios locais, mas podem ser tentados em casos mais leves, em cremes,  liquidos e  esmalte.
Os antifungicos orais são poucos, apenas cinco tipos: griseofulvina, cetoconazole, terbinafina, fluconazol e itraconazole.
Quando a unha está totalmente afetada o tratamento é muito longo, as vezes mais de ano. Quanto mais cedo tratar, menor o tempo de tratamento.
As vezes as unhas com fungos sofrem contaminaçao por bacterias e necessitam tratamento diferenciado com antibioticos oral e local. Mancha esverdeada por baixo da unha sugere a bacteria pseudomonas.


           Manchas e alteração nas unhas?
              Não bobeie...procure logo o dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario