Novidades

Leia, pergunte, opine!

21 de dez. de 2010

FITOFOTODERMATITE

                                   Fitos-planta           Foto-sol           Dermatite-inflamação pele


A fitofotodermatite ou fotofitodermatite é uma alergia na pele causada pela exposição ao sol após contato com furocumarinicos (substancias quimicas fotoalergênicas presentes em algumas plantas e frutas).

Algumas pessoas ja trazem o diagnostico pronto: estou com " manchas de limão". Outras nem suspeitam do que se trata.

As histórias variam mas o resultado é sempre o mesmo: manchas na pele de tamanhos variados, primeiro avermelhadas depois escurecidas, de formatos completamente bizarros, bem delimitadas, acompanhadas por ardencia ou coceira e as vezes seguidas de vesiculas e bolhas, sempre em áreas que estiveram expostas ao sol.

É muito comum a pessoa contar que esteve se expondo ao sol, na praia ou num rancho e que mexeu com limão siciliano (caipirinha, salada, suco, etc..) ou outras frutas citricas e que mesmo lavando bem as maos no dia seguinte surgiram manchas na pele.

As vezes as manchas aparecem no tronco ou braços sob a forma de dedos e isso pode ser explicado pelo contato de outra pessoa (marido, namorado). O figo é um potente furocumarinico, mais perigoso que o limao pois costuma causar bolhas.

O tratamento é feito com cremes de corticoides para as fases iniciais de vermelhidão, coceira e ardor na pele. Depois, como geralmente a pele escurece é preciso usar despigmentantes com hidroquinona ou outros. O filtro solar é imprescindivel.

Sol?? Nem pensar!!

6 comentários:

  1. Anônimo17/8/12

    mais tem tratamento some completamente ou fica alguma marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo15/12/12

      as manchas somem depois de 4 a 6 semanas . sem ser necessário uso de remédios.

      Excluir
  2. Minha filha e eu fomos passae uns dias numa casa de praia e lá tinha muita manga td hora caia manga do pé fomos no sábado e voltamos na segunda até chegar em casa não havia manchas mais no barco vindo pra casa ela se espos ao sol e comendo amendoim dourado depois daí que ela apareceu com essas manchas será que foi da manga ou do amendoim o que eu faço as manchas estão ao redor da boquinha

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21/11/15

    Nascer umas bolhas em mim que parecia queimadura dessas bolhas ficaram as manchas já fui em vários médicos Já tomei vários remédios e até hoje ninguém descobre o que eu tenho já estou sete anos com a pele manchada

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21/11/15

    Nascer umas bolhas em mim que parecia queimadura dessas bolhas ficaram as manchas já fui em vários médicos Já tomei vários remédios e até hoje ninguém descobre o que eu tenho já estou sete anos com a pele manchada

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22/2/16

    Meu dermatologista disse que dura em média até 6 meses para sumir por completo!
    Eu não posso nem consumir a fruta. Fico toda vermelha, empolada e coçando muito.
    Estou evitando o uso.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario