Novidades

Leia, pergunte, opine!

16 de nov. de 2010

BRONZEAMENTO ARTIFICIAL


As câmaras de bronzeamento artificial eram modismo no Brasil até o ano passado quando foram proibidas pela Anvisa. A medida foi baseada em estudo realizado por 20 cientístas de 9 países em uma reunião da International Agency for Research on Cancer (IARC) na qual reavaliaram a capacidade das várias radiações de causarem o desenvolvimento de câncer. Dessa forma o uso desses equipamentos foi considerado carcinogenico para o ser humano (grupo 1) e portanto deve ser desaconselhado e se possivel proibido em todos os paises.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia aprovou a medida, uma vez que sempre se posicionou contra as câmaras de bronzeamento.  Os dermatologistas em geral são contra o bronzeamento de qualquer natureza, seja com sol ou com câmaras

A decisão da ANVISA foi  publicada no Diário Oficial da União, Nº 215, seção 1 a RDC nº 56  de 9 de novembro de 2009 e proíbe em todo o território nacional a importação,  recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseados na emissão de radiação ultravioleta.

As camaras estão liberadas apenas para uso em doenças como vitiligo, psoriase e terapia fotodinâmica.

As mulheres eram as principais e mais assiduas clientes das clinicas de bronzeamento. Por morarmos em um país tropical e quente a opçao por roupas leves e frescas que expoem o corpo a maior parte do ano é o que prevalece. Faz sucesso mostrar pernas bonitas e bronzeadas, marquinhas de biquini, etc. Como nem sempre é possivel ir a piscina ou a praia, as câmaras tiveram uma ótima aceitação e todo mundo fazia inúmeras sessões durante o ano todo por achar que sendo uma luz artificial não fazia mal a saúde.  O tempo mostrou que nao era bem assim....

Essas máquinas emitem radiação do tipo UVA, cujo comprimento de onda é mais longo e penetra mais profundamente na pele causando danos importantes no DNA e podendo levar ao aparecimento do câncer de pele, principalmente do MELANOMA, o pior de todos. Isso sem falar do envelhecimento precoce, manchas brancas e escuras e risco de queimaduras que esse tipo de maquina pode ocasionar.

Cuide bem da sua pele...Nao faça bronzeamento artificial!!!

Leia mais em http://www.solamigo.com.br/

Um comentário:

  1. Daniela16/11/10

    Dra. Rita, qual a sua opinião sobre os bronzeadores sem sol. Quais marcas você indica?
    Abraços
    Daniela

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario