Novidades

Leia, pergunte, opine!

11 de mai. de 2010

Tricotilomania

É o hábito compulsivo e repetitivo de um indivíduo arrancar o seu próprio cabelo. Afeta pesssoas sob tensão ou psicologicamente perturbadas. Duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens e sete vezes mais freqüente em crianças do que em adultos.
A criança desenvolve o hábito de torcer o cabelo em torno dos dedos e puxá-lo. O ato é apenas parcialmente consciente e pode ‘substituir’ o hábito de chupar o dedo. Vários estudos psiquiátricos mostram que na criança o problema é relacionado com dificuldades na relação com a mãe ou com a perda de algo ou alguém importante (por exemplo, mudar de casa, de escola, de cidade, ou perda de contato com professores, parentes ou amigos). Muitas vezes é desencadeado pelo nascimento de um irmão. O tratamento é orientado pela abordagem emocional do paciente, com psicoterapia pura e simples ou associada a medicamentos para ansiedade.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! muito interessante as informações e dicas! passarei sempre por aqui para aprender mais e mais! abração!

    ResponderExcluir
  2. Oii Tia Rita, li o blog todo e adoreii!!
    parabéns pelos posts que estão muito interessantes..
    saudade de todos,
    beijao

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario