Novidades

Leia, pergunte, opine!

11 de mai. de 2010

Radiaçao Solar













Esse sol lindo que traz luz e calor ao nosso planeta e que é essencial à vida, é também o maior responsável pelo envelhecimento da pele.

A exposição prolongada ao longo dos anos provoca o aparecimento de manchas, rugas e câncer de pele, decorrentes das alterações do DNA causadas pelos raios ultravioleta.
Para quem se preocupa com isso, existe o Filtro solar, o maior aliado da pele contra os danos causados pelo SOL. O uso diário e constante do filtro é essencial na prevenção de problemas futuros, e no tratamento de problemas já instalados.





Radiação solar

O sol emite radiações eletromagnéticas classificadas de acordo com o comprimento da onda e é medida em nanômetros(nm). As radiações entre 200 e 760nm constituem o espectro fotobiologico e compreendem os raios ultravioleta e a luz visível (violeta, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho). Além de 760nm estão os raios infravermelhos.

A intensidade da radiação depende de vários fatores, como altitude, latitude, estação do ano, hora do dia, condições climáticas, camada de ozônio, presença de nuvens, poluição, etc. O importante é lembrar que o sol irradia a terra desde a hora que amanhece até a hora que anoitece, mesmo quando esta chovendo, nevando ou com o tempo nublado.



Tem luz? Tem raio ultravioleta. Tem que passar filtro solar!


Cada radiação tem um efeito diferente sobre a pele, dependendo da duração e intensidade da exposição. As faixas mais importantes de radiação se situam entre 280 e 400nm. Quanto maior o comprimento de onda de um raio solar mais profunda será sua penetração na pele; por isso os UVA, que são mais compridos, penetram mais e causam mais dano. Os UVB, que são mais curtos, agem mais na superfície, por isso queimam mais e causam eritema solar.




FIQUE POR DENTRO


- Nuvens claras deixam passar 90% dos raios UV/ Nuvens escuras deixam passar 10%.
- A areia reflete 25% dos raios UV/ A neve reflete mais de 80%.
- A água (piscina, mar), até a profundidade de meio metro, a radiação é 40% da superfície.
- Altitude: à cada 300 mts aumentam em 4% sua intensidade.
- A camada de ozônio protege a Terra contra os raio UV. A emissão de gases poluentes tem provocado buracos nessa camada protetora, e a exposição solar tem se tornado mais intensa e perigosa.


COMO MANTER A PELE ÍNTEGRA

          Filtro solar diariamente
             Evite o sol

                           DIGA : Não ao bronzeamento artificial

4 comentários:

  1. Anônimo15/5/10

    Doutora qual o fator ideal para pele branca,

    ResponderExcluir
  2. O Fator (FPS)ideal para peles brancas é de 30 ou mais.

    ResponderExcluir
  3. Dra Rita, Boa noite
    O Hidratante que a senhora esta testando, realmente é muito bom...criei o hábito de utilizar um bom hidratante com Cetaphil Loção Hidratante. Devido seu toque e a quantidade que possui ( 473 ml ). Pelo preço vale a pena. Ainda mais com o atual clima seco da nossa região. Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo1/9/10

    Dra Rita,
    Primeiramente parabéns pelo "Blog".
    Está bem completo e com uma linguagem bem atual.
    Desejo muito sucesso !
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario