Novidades

Leia, pergunte, opine!

12 de fev. de 2017

A chuva & pele


Nos períodos muito chuvosos a umidade do ar aumenta bastante e com isso o nosso corpo acaba diminuindo a transpiração, resultando numa maior sensação térmica. Ou seja... quanto mais úmido o ar ambiente, menos se transpira e mais calor a gente sente. 

É preciso ficar muito atento em locais onde as águas transbordam (enchentes) pois isso favorece a proliferação de insetos e roedores, agentes causadores de doenças tais como dengue, malaria, zika, micoses, infecções bacterianas na pele.

É preciso fazer uma boa prevençao - manter os ambientes bem iluminados, pois o sol funciona como um esterilizador do ambiente. Lugares fechado e escuros sao ótimos criadouros de baratas, escorpiões, lagartixas e mofo. Ao sair de casa por periodos mais prolongados é bom deixar as cortinas abertas para iluminar os ambientes.

PREVINA-SE !

Mantenha os ambientes bem iluminados, com boa circulação do ar, limpos e secos. Deixe a luz do sol entrar ! Quartos escuros, paredes emboloradas, banheiros úmidos e mau-ventilados, quintal com água empoçada, pia sempre molhada, etc são excelente criadouros de fungos e larvas de mosquitos transmissores.

Após o banho é muito importante enxugar bem a pele, principalmente nas dobras, locais muito comuns de micose. Os fungos habitam a natureza e podem contaminar os pelos dos animais. Quem tem algum bichinho de estimação precisa manter-se sempre atento para que uma micose animal ( que causa queda nos pelos) não contamine ninguém na casa Lave a cabeça em horários mais quentes do dia e jamais durma com cabelos molhados.

                                      Use o Filtro solar mesmo em dias chuvosos.


8 de fev. de 2017

UMIDADE & PELE


               
               O verão esse ano promete! Chuva!
               O mato cresce, as plantas agradecem, tudo fica verde.

               E os fungos, seres que adoram calor e umidade ...  proliferam!!
                                    Na natureza e em nós.

               Fungos causam micoses. Micoses de pele, de cabelos, de unhas.
               As micoses aumentam muito no verao pois as pessoas ficam mais expostas ao calor e a    agua. Locais onde os fungos existem em maior concentraçao e que porisso é preciso mais cuidado para nao se contaminar: praia, piscina, area molhada do banheiro.

               PREVINA-SE contra fungos e micoses

               Mantenha os ambientes com boa ventilaçao, bem iluminados, limpos e secos. Cantos escuros de guarda roupas, paredes emboloradas, pisos de banheiro ou quintal com agua empoçada, pia sempre molhada são excelente criadouros de fungos.
               Enxugue muito bem as dobras da pele após o banho, piscina ou mar, principalmente entre os dedos das maos e pes, locais muito comuns de micose.

               Os fungos tambem habitam a pele e os pelos dos animais. Quem tem alguma bichinho de estimaçao precisa manter-se sempre atento para que uma micose animal nao contamine ninguem na casa.

                 Sinais de micose na pele : irritaçao, coceira, vermelhidao, descamaçao em areas intertriginosas como virilha, submamaria, axilas, entre dedos maos e pes.
                Uma doença de pele muito comum no verao é a Pitiriase versicolor, vulgarmente conhecida como pano branco: manchas arredondoadas na pele das costas ou corpo, descamativas, brancas, vermelhas ou amarronzadas (porisso se chama versicolor...). Geralmente nao coça.
     
                  Tratamento das micoses: melhor procurar um dermatologista, porque cada caso é um caso.

5 de fev. de 2017

Insolação & Queimadura solar


Os amantes do sol talvez não corram tanto o risco de uma insolação quanto os que nem gostam tanto de se expor. Isso porque as pessoas acostumadas ao sol tem uma quantidade maior de melanina na superficie da pele, pelo estimulo a longo prazo, e isso confere uma certa proteção.
 Veja bem: proteção contra insolaçao...mas sujeito a todos os riscos inerentes a quem se expoe muito ao sol - manchas, envelhecimento precoce, rugas, cancer de pele.
Quem se expõe devagar, bronzeia devagar e não queima, nao descasca, nao sofre insolação.

Por outro lado, quem nunca toma sol tem a pele completamente despreparada para receber uma quantidade grande de irradiação e isso deixa a pele ardida, vermelha, queimada, com vesiculas e bolhas que podem ser acompanhadas de sintomas sistemicos.

Os sintomas típicos de insolação são: pele quente, muito vermelha e seca inicialmente, depois surgem vesiculas, bolhas e exsudaçao; dor de cabeça persistente, vômitos, desidratação, mal estar, desmaio.

A insolação é problema grave em idosos e crianças cuja tolerância a agressões é mais baixa. Cuide bem deles!

O grau de queimadura solar depende de varios fatores: tipo de pele, regiao do globo,  tempo de exposição, altitude, etc.  O horario do dia tambem influencia: sol do meio dia queima muito mais facilmente do que o sol das 9 da manha ou 4 da tarde.

As peles branco-avermelhadas se queimam com mais facilidade enquanto que as peles branco-amareladas têm uma maior resistencia. A mesma quantidade de sol pode causar insolação numa pele avermelhada e nao causar nada em uma pele mais amarelada.
 
Algumas areas do corpo sao mais frágeis e mais sujeitas a queimaduras: palpebras, maçãs do rosto, nariz, ombros, dorso dos pes. Numa insolaçao essas são as areas mais atingidas.

Para evitar insolação ou queimaduras... tome muito liquido nos dias de calor; agua é a melhor escolha, mas serve tambem suco de frutas naturais, agua de coco, até picolé. Evite o uso excessivo de sal que agrava a perda de agua do organismo. Evite o alcool. Nunca se esqueça do filtro solar. Nunca durma no sol. Se estiver muito branco e ha muito tempo sem tomar sol... prudencia!