Veja bem: proteção contra insolaçao...mas sujeito a todos os riscos inerentes a quem se expoe muito ao sol - manchas, envelhecimento precoce, rugas, cancer de pele.Quem se expõe devagar, bronzeia devagar e não queima, nao descasca, nao sofre insolação.
Por outro lado, quem nunca toma sol tem a pele completamente despreparada para receber uma quantidade grande de irradiação e isso deixa a pele ardida, vermelha, queimada, com vesiculas e bolhas que podem ser acompanhadas de sintomas sistemicos.
Os sintomas típicos de insolação são: pele quente, muito vermelha e seca inicialmente, depois surgem vesiculas, bolhas e exsudaçao; dor de cabeça persistente, vômitos, desidratação, mal estar, desmaio.
A insolação é problema grave em idosos e crianças cuja tolerância a agressões é mais baixa. Cuide bem deles!
O grau de queimadura solar depende de varios fatores: tipo de pele, regiao do globo, tempo de exposição, altitude, etc. O horario do dia tambem influencia: sol do meio dia queima muito mais facilmente do que o sol das 9 da manha ou 4 da tarde.
As peles branco-avermelhadas se queimam com mais facilidade enquanto que as peles branco-amareladas têm uma maior resistencia. A mesma quantidade de sol pode causar insolação numa pele avermelhada e nao causar nada em uma pele mais amarelada.
Algumas areas do corpo sao mais frágeis e mais sujeitas a queimaduras: palpebras, maçãs do rosto, nariz, ombros, dorso dos pes. Numa insolaçao essas são as areas mais atingidas.
Para evitar insolação ou queimaduras... tome muito liquido nos dias de calor; agua é a melhor escolha, mas serve tambem suco de frutas naturais, agua de coco, até picolé. Evite o uso excessivo de sal que agrava a perda de agua do organismo. Evite o alcool. Nunca se esqueça do filtro solar. Nunca durma no sol. Se estiver muito branco e ha muito tempo sem tomar sol... prudencia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentario