Novidades

Leia, pergunte, opine!

27 de out. de 2010

ENVELHECIMENTO NATURAL DA PELE

Como surgem as rugas faciais?

Por diversos fatores:
intrinsecos - geneticos, nutricionais, constitucionais
extrinsecos - sol, fumo, poluição .

O rosto possui uma musculatura muito vasta sendo que cada  musculo tem uma funçao diferente na expressão facial. Sorrir, assoviar, mastigar, chorar, falar, comer, beijar... Cada uma dessas expressões necessita de um ou mais musculos contraindo ou relaxando num trabalho incansavel durante toda a nossa vida.

Por cima da musculatura facial existe uma capa de gordura mais ou menos densa dependendo de cada pessoa e de cada regiao da face (coxin adiposo) e uma capa protetora que a recobre: a pele.


Cada vez que um ou mais musculos se mexe no interior da face a pele acompanha do lado de fora num estica e encolhe que ocorre centenas de vezes num dia. Com o passar dos anos a pele vai se tornando flácida, mole, pesada e cansada  e mantendo os vincos no lugar das dobras, afastando a gordura para os lados e deixando sulcos permanentes. Assim se formam as rugas. No inicio finas e restritas ao movimento, depois estaticas e permanentes, mais profundas.

O sol contribui negativamente para a saúde da pele alterando o DNA das celulas, desestruturando as fibras elasticas (elastose)  alterando o colageno e "bagunçando" a melanina (manchas brancas e escuras).

O fumo diminui a oxigenaçao da pele tornando-a opaca, acinzentada, com aspecto cansado e cheia de comedoes principalmente nas palpebras inferiores.

A poluiçao entope os poros, predispõe a formar cravos.

Com o passar dos anos e mais acentuadamente a partir dos 30 anos ja podemos observar uma perda biovolumetrica da face quando as linhas de expressao começam a aparecer principalmente na fronte e ao redor dos olhos. A partir dos 45 anos ocorre um declineo maior da elasticidade, a perda do viço e do brilho. Depois dos 60 anos a pele fica muito mais flacida.

O uso diario de filtro solar ajuda a retardar os danos do foto-envelhecimento.

Os habitos saudaveis de vida, a boa alimentaçao,  a pratica de exercicios tambem ajudam  a manter a juventude por mais tempo.

Pratique Saude!!!

26 de out. de 2010

CANCER DE PELE

O câncer de pele é o mais comum de todos os cânceres no Brasil; mais de 100.000 novos casos são diagnosticados a cada ano, MAS em 95 % dos casos pode-se obter a cura se tratado precocemente.

Algumas pessoas são mais predispostas a ter câncer de pele de acordo com o tipo físico e o trabalho que realizam: pele clara, olhos e cabelos claros, descendência européia, sardentas, ruivas e albinos; pessoas que trabalham no sol como agricultores, carteiros, ambulantes, nadadores, salva vidas, etc.

Áreas mais comuns de acometimento: face, colo, orelhas, lábios inferiores e dorso das mãos (todas expostas ao sol). Cicatrizes de queimaduras ou de outros tipos também são locais de risco.Sempre suspeitar de um câncer de pele quando uma lesão ou ferida na pele não cicatriza, sangra com facilidade ou cresce rapidamente.

Muitas vezes um câncer de pele surge a partir de uma lesão pré-existente, de preferencia de cor negra. Sinais de alerta:  aumento rápido do tamanho de pintas ou manchas pre existentes, coceira, inflamação, sangramento ou mudança do aspecto e da coloração dessas lesoes, surgimento de áreas pigmentadas ao redor de  uma pinta escura (lesoes satelite).

Os tipos mais comuns de câncer de pele no nosso meio são:

Basocelular – o mais freqüente ( 70 a 80 %). Surge na forma de nódulos elevados semelhantes a perolas. As bordas são arredondadas e brilhantes com vasinhos finos e tortuosos na superfície da lesão que às vezes se ulceram e sangram. São mais comuns em pacientes acima dos 50 anos de idade de pele clara e história de longa exposição solar durante a vida. A taxa de cura desse tumor é de mais de 95%.


Carcinoma Espinocelular - é o 2º tipo mais freqüente e geralmente se caracteriza por uma ferida ulcerada, sangrante ou não que forma crosta e não cicatriza. Também é mais comum em áreas expostas de  pessoas de pele clara após os 50 anos e com exposição solar intensa durante a vida. Representa 15 a 20 % dos cânceres de pele.




Melanoma Maligno – o mais perigoso de todos e felizmente o menos freqüente (3%). Origina-se geralmente de uma pinta preta que sofre modificações e se degenera. Pode levar à morte por causa das metástases mas também pode ser perfeitamente curável se tratado precocemente.


Observar a pele : toda pinta preta que sangra, dói, coça, aumenta de tamanho rapidamente ou que dá lesões satélites deve ser avaliada por um especialista: dermatologista ou oncologista.

         USE UM BOM FILTRO SOLAR PARA SE PREVENIR DO CANCER DE PELE

25 de out. de 2010

CATAPORA

Parece ameaçar um surto de catapora por ai...
Quadro tipico: vesiculas tensas e miudas por todo o corpo inclusive face e couro cabeludo.

A catapora é uma doença viral e contagiosa causada pelo virus varicela zoster . O periodo de incubação é de 2 a 3 semanas. Mal estar, febre moderada e pequenas manchas avermelhadas sobre as quais surgem vesiculas tensas que se rompem rapidamente e depois formam crostinhas escuras. As lesões surgem em "levas", ou seja, conforme umas  vão surgindo e secando  outras lesoes aparecem, de modo que em 2 ou 3 dias o corpo esta cheio de vesiculas e feridinhas.

Coça. Coça. Coça. Mas gente!!!!!   Nao cocem não senão a pele fica com marcas e cicatrizes permanentes.
 
O tratamento é sintomatico. Coceira? Toma antialergico. Febre? Toma antitermico (o melhor do mundo..novalgina). Ferinhas inflamadas? Passa pomada cicatrizante, talco mentolado, permanganato de potassio.


Catapora nao se trata sozinho...tem que ir ao medico. Pediatra, dermatologista, infectologista.
Hoje em dia ja temos um bom tratamento para as cicatrizes...laser fracionado.