Novidades

Leia, pergunte, opine!

15 de jan. de 2018

Urticaria


       

               Placas elevadas semelhantes a um calombo avermelhado na pele 

              A urticária é uma dermatose relativamente frequente e complexa que atinge 15 a 20% da população com ao menos um episódio agudo na vida sob a forma de calombos ou urticas que coçam. A doença esta intimamente ligada com os mastocitos (células do sangue que liberam histamina, sob estimulo).

               Sob o ponto de vista evolutivo, duração e persistência do surto classificamos as urticarias em:
                                    Urticária AGUDA (dura menos que 6 semanas)
                                    Urticária CRÔNICA (mais que 6 semanas).

        Urticaria aguda

Geralmente não se pede exames pois a causa pode ser estabelecida pela historia clinica, mudança de hábitos, medicamentos em uso.
Causas mais comuns: alimentos com corantes e conservantes, fermentados, embutidos, produtos químicos alergênicos (inalantes, tópicos, cosméticos), polens, remédios, verminose, etc...
        Alimentos ricos em histamina que podem estar envolvidos na gênese ou agravo da urticaria: peixes e crustáceos, queijos fermentados, vinhos, cerveja, embutidos (salames, linguiças), conservas, enlatados.

 Angio-edema : é uma forma especial e localizada de urticária que se manifesta por inchaço, cor pálida sem eritema em alguma região do corpo, sendo muito comum nos lábios.



Urticaria crônica : mais difícil de tratar,  necessita uma investigação mais cuidadosa, em relação a alimentação, contactantes, mudanças pessoais de vida e hábitos.
Exames mais comuns - hemograma, Prot C reativa, IG E total, FAN, Parasitológico de fezes, dosagem de D-dimeros,  Complemento C3, C4, C5.
O alcool e a cafeina podem desencadear ou piorar a urticaria pois inibem uma enzima (Diamino-oxidase - D.A.O.) que degrada a histamina. Ao inibir essa enzima ocorre acumulo de histamina no sangue. Cobre e Vit C aumentam a atividade da D.A.O., mas não ha nenhum trabalho comprovando que esses produtos poderiam melhorar urticárias.

Tratamento
- O principal medicamento são os anti-histamínicos ( anti-alérgicos) - que bloqueiam os receptores de histamina.
- Outros medicamentos -  corticosteroides oral e topico , adalimumabe (biologico), montelucaste
- Probioticos - auxiliam na recomposição da flora intestinal
- Flavonoides (quercitina, rutina, etc ).
- Compressas de gelo ou agua fria nas lesoes diminuem a histamina.
- Regime alimentar - retirando enlatados, embutidos, corantes, conservantes, fermentados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario