Novidades

Leia, pergunte, opine!

10 de nov. de 2010

LASER ABLATIVO E NAO ABLATIVO




Uma terminologia relacionada a LASER que as vezes confunde a pessoa leiga são os termos  ablativo e  nao ablativo.





Ablativo... há 20 anos teve inicio a primeira geração de lasers para tratamentos da pele: os lasers ablativos de CO2 e de Erbium, ambos vaporizadores do tecido cutaneo. Vaporizar quer dizer destruir camadas por desidrataçao, queimar superficialmente, chamuscar de maneira uniforme e controlada.

Entenda como isso acontece: quando a energia luminosa do laser atinge o alvo - nesse caso a água da pele, essa luz se transforma em calor intenso e provoca uma evaporação da porção líquida e destruição do tecido.  A espessura de pele atingida pode ser controlada pelo medico e depende de varios fatores como o tipo do laser, a regiao afetada, a potencia colocada no aparelho, etc.
A aplicação do laser ablativo geralmente é feita com anestesico local e sedação pois é bastante incômoda. Após o tratamento a pele fica com sensação de esticada (pelo inchaço) e ardida, como se estivesse queimada. No dia seguinte fica dolorida, escura, com posterior formação de crostas ressecadas ou minando secreção serosa. O resultado dos ablativos é excepcional,  mas por ser um laser incômodo e impossibilitar alguns dias para o trabalho e para a vida social  nem todas as pessoas se animam a fazer. Ainda mais que como todo laser uma sessão só é pouco..tem que fazer 2 ou 3 sessões.

Lasers nao ablativos... Como tudo evolui, principalmente quando nao se está 100% satisfeito, nos ultimos 10 anos a busca pela maquina ideal tem sido a meta dos fabricantes de lasers nos EUA, Israel, Coreia, etc. Novas tecnologias surgiram como a radiofrequencia, a luz intensa pulsada, a luz continua, o infra vermelho, etc. Todos esses aparelhos utilizam a luz e o calor para estimular o colageno e promover o fotorejuvenescimento mas nao sao laser. Em termos de resultados podemos dizer que são bons,  mas bem modestos quando comparados aos lasers ablativos.

O que fazer entao?  Um laser potente mas que marca muito a pele nos dias subsequentes e tira a pessoa de circulação por uns dias OU  um tratamento mais suave e tranquilo que não deixa marcas e permite que o individuo continue suas atividades normalmente ate no dia do procedimento?

Muito resultado com pouco desconforto...isso é o que queremos!!!
Agora tem: laser fracionado (mas isso é outro assunto...)


3 comentários:

Deixe aqui seu comentario