Novidades

Leia, pergunte, opine!

9 de mai. de 2010

Queda de cabelos


Se numa roda de amigos alguém perguntar quem já teve ou tem queda de cabelos, provavelmente haverá muita gente se manifestando. Isso porque queda de cabelo é um problema muito comum. E incomoda, afinal, os cabelos são a moldura do rosto.
Mas nem toda queda é considerada doença. Os cabelos tem um ciclo de crescimento que se divide em três fases: a fase anagena, de crescimento; a fase catágena, de adormecimento do pelo; e a fase telógena, na qual o pelo cai. O eflúvio telógeno é uma perda normal dos cabelos em certas épocas da vida. Normalmente é aceitável uma perda de 80 a 100 fios por dia, dependendo da duração do ciclo do pelo. Cabelos longos fazem maior volume ao cair, o que pode simular uma queda excessiva, já que 6 a 10 fios formam um emaranhado volumoso no ralo do banheiro ou na escova.
A queda de cabelos pode ter varias causas, durar pouco tempo ou se prolongar, ser difusa ou localizada (placas), temporária ou definitiva (alopecia cicatricial). Uma queda de mais de 100 fios por dia merece ser investigada.
Uma das causas mais frequentes de queda é a dermatite seborreica, que nada mais é do que a popular caspa. A caspa é uma descamação do couro cabeludo, barba ou sobrancelha, as vezes acompanhadas de coceira e avermelhamento do couro. Ansiedade e stress precipitam ou agravam o problema, que piora também no inverno. O tratamento nesse caso é à base de shampoos de cetoconazole, ciclopirox, alcatrão, acido salicilico e corticóides tópicos.
Doenças como anemia, sinusite, stress, infecções respiratórias, urinárias, dentárias, distúrbios hormonais (ovários, tireoide) podem cursar com queda de cabelos. Regimes de emagrecimento com grande perda de peso, medicamentos (antibióticos, antiinflamatórios, quimioterapicos), cirurgias, parto, amamentação, excesso de quimica, também podem ser motivo de queda, bem como o uso excessivo de bonés, chapéus ou capacete que apertam o couro cabeludo e diminuem a irrigação do folículo do pêlo.
Na mulher, queda mais intensa e difusa ocorre frequentemente após o parto, durante a amamentação e menopausa. Distúrbios hormonais com aumento dos andrógenos também podem causar queda do tipo familiar.
No homem a queda é uma queixa bastante freqüente e incômoda, na maioria das vezes relacionada com hereditariedade embora a causa também possa ser qualquer outra já citada anteriormente.
Qualquer que seja o motivo, a queda de cabelos sempre gera angústia e preocupação e merece uma investigação medica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario