Novidades

Leia, pergunte, opine!

25 de jan. de 2018

Tipos de pele


A pele tem várias características importantes que orientam a escolha de um produto de tratamento. Cada pessoa é única e tem uma pele única,  nem tudo serve para todos. Por isso, ir ao dermatologista para que ele avalie as características de cada um e receite o que for mais adequado, não é um luxo, mas um cuidado a mais com a saúde e beleza da cútis.

Ao escolher um creme, um filtro solar ou uma maquiagem, uma das coisas mais importantes a observar é o grau de oleosidade da pele. A Industria Cosmética cresceu muito nos últimos anos e dispõe de uma variedade enorme de produtos que ajudam a melhorar ou manter uma pele mais bonita...

       Ao escolher um cosmético ou nutracêutico observe o seu grau de oleosidade:


23 de jan. de 2018

Sutura Silhouette


A Sutura Silhouette é um implante sólido e maleável sob a forma de fio, composto 100% de acido polilático, um biomaterial muito conhecido e utilizado ha muitos anos em vários campos da medicina, sendo completamente reabsorvível e compatível com os tecidos humanos. 
O produto já existe nos EUA  há mais de 10 anos com aprovação do FDA (Food and Drug Administration) desde 2006, mas só chegou ao Brasil há uns 3 anos.



Os Fios têm uma parte lisa e maleável e uma parte com nós e cones que correm livres entre os nós. Os cones são bem delicados, em formato de seta e compostos do mesmo material do fio; servem para fazer a ancoragem na pele e dar o levantamento imediato. A partir dos cones também ocorre um estímulo maior do colágeno na região do implante.
Os fios Silhouette não necessitam de teste de alergia e tem durabilidade em torno de 18 a 24 meses.

O intuito é promover um " levantamento" da área tratada, associado ao estimulo de colágeno que o produto produz. O resultado final é a melhora da flacidez e recuperação do contorno facial.

Os resultados variam de acordo com as características da pele: grau de flacidez,quantidade de gordura da face, espessura da pele, resposta individual e numero de suturas implantadas. Quanto maior o numero de suturas, melhores os resultados. 

O procedimento é feito com anestesia local em consultório ou ambulatório, por médico devidamente treinado, geralmente dermatologista ou cirurgião plastico. A anestesia é necessária apenas nos pontos de entrada e saída da agulha da sutura e não requer ponto.

Indicações

A melhor indicação para esse tipo de tratamento é a flacidez da pele rosto.

É possivel fazer o levantamento das sobrancelhas, da região malar (bochechas), redefinição do contorno mandibular e recuperação da firmeza da pele do pescoço.

No corpo também tem inúmeras aplicações: flacidez de interno de bracos e coxas, levantamento de nádegas e do "umbigo triste" porem no Brasil o produto ainda tem um custo alto para esse tipo de indicação pois necessita de muitos fios em uma só sessão.

O numero de suturas implantadas depende do grau de envelhecimento, flacidez e teor de gordura.

Cuidados após tratamento: 

O produto é delicado e pode romper os cones de sustentaçao com manipulacao excessiva no local tratado. Durante 1 semana é preciso evitar mastigar chicletes, alimentos duros - pipoca, coco, cenoura crua, etc... Tambem é necessario evitar ir ao dentista por uns 10 dias  procedimentos odontológicos, massagens faciais, limpeza de pele, esportes de contato, etc. O custo é variável pois depende do numero de suturas indicada para cada caso. 

Segurança

* O produto é fabricado em Michigan - EUA e sujeito a controles sanitários rigorosos
* Aprovado pelo FDA e Anvisa.
* Nao possui risco de migração ou alergia.
Pode ser combinado com qualquer outro procedimento estético como toxina botulínica, peelings, lasers e outros preenchimentos.

      Fotos do fabricante:

16 de jan. de 2018

A pele durante a vida...






A pele, envoltório do corpo, sofre inúmeras modificações durante a vida, consequentes da ação do meio ambiente interno e externo.

O envelhecimento cronológico ocorre por alterações no DNA das nossas células, que envelhecem (microscopicamente) tanto quanto a nossa pele e o nosso corpo.

 A velocidade com que isso acontece depende da genética, dos hábitos  de vida ( cigarro, alcool, alimentação, tipo de trabalho, stress), das doenças que temos - infecciosas, inflamatórias,  degenerativas.

Fatores físicos externos como poluição, sol, vento, frio/neve, traumas; e quimicos como o contato com produtos químicos, inalantes, alimentares e topicos tambem influenciam na saúde e envelhecimento humano.

Durante a vida algumas fases e mudanças no organismo colaboram para alterar a fisiologia normal do tegumento :

# Estirão da adolescência - É o crescimento longitudinal da criança, que quando muito rápido e acentuado provoca rompimento das fibras elásticas e colágenas com formação das estrias transversais, principalmente na região das costas, coxas, nádegas.

# Aumento do volume corporal  -  estiramentos bruscos da pele como na gestação, aumento de peso, musculação, implante de silicone, não dão tempo para que o organismo se adapte,  podem causar rompimento de fibras elásticas e colágenas levando ao aparecimento de estrias.

# Doenças internas e externas com influencia na pele que aparecem sob a forma de manchas, tumores, inflamaçoes, alterações da textura, etc . Ex: Hanseniase,  Melasma, lúpus, vitiligo, acne.

Diante de tantos fatores que corroboram para uma melhor ou pior qualidade do tegumento e velocidade do envelhecimento, precisamos estar atentos ... pois a PELE é a nossa capa, a nossa estampa, um dos nossos melhores meios de comunicação com o outro.

15 de jan. de 2018

Urticaria


       

               Placas elevadas semelhantes a um calombo avermelhado na pele 

              A urticária é uma dermatose relativamente frequente e complexa que atinge 15 a 20% da população com ao menos um episódio agudo na vida sob a forma de calombos ou urticas que coçam. A doença esta intimamente ligada com os mastocitos (células do sangue que liberam histamina, sob estimulo).

               Sob o ponto de vista evolutivo, duração e persistência do surto classificamos as urticarias em:
                                    Urticária AGUDA (dura menos que 6 semanas)
                                    Urticária CRÔNICA (mais que 6 semanas).

        Urticaria aguda

Geralmente não se pede exames pois a causa pode ser estabelecida pela historia clinica, mudança de hábitos, medicamentos em uso.
Causas mais comuns: alimentos com corantes e conservantes, fermentados, embutidos, produtos químicos alergênicos (inalantes, tópicos, cosméticos), polens, remédios, verminose, etc...
        Alimentos ricos em histamina que podem estar envolvidos na gênese ou agravo da urticaria: peixes e crustáceos, queijos fermentados, vinhos, cerveja, embutidos (salames, linguiças), conservas, enlatados.

 Angio-edema : é uma forma especial e localizada de urticária que se manifesta por inchaço, cor pálida sem eritema em alguma região do corpo, sendo muito comum nos lábios.



Urticaria crônica : mais difícil de tratar,  necessita uma investigação mais cuidadosa, em relação a alimentação, contactantes, mudanças pessoais de vida e hábitos.
Exames mais comuns - hemograma, Prot C reativa, IG E total, FAN, Parasitológico de fezes, dosagem de D-dimeros,  Complemento C3, C4, C5.
O alcool e a cafeina podem desencadear ou piorar a urticaria pois inibem uma enzima (Diamino-oxidase - D.A.O.) que degrada a histamina. Ao inibir essa enzima ocorre acumulo de histamina no sangue. Cobre e Vit C aumentam a atividade da D.A.O., mas não ha nenhum trabalho comprovando que esses produtos poderiam melhorar urticárias.

Tratamento
- O principal medicamento são os anti-histamínicos ( anti-alérgicos) - que bloqueiam os receptores de histamina.
- Outros medicamentos -  corticosteroides oral e topico , adalimumabe (biologico), montelucaste
- Probioticos - auxiliam na recomposição da flora intestinal
- Flavonoides (quercitina, rutina, etc ).
- Compressas de gelo ou agua fria nas lesoes diminuem a histamina.
- Regime alimentar - retirando enlatados, embutidos, corantes, conservantes, fermentados.



8 de jan. de 2018

O que a Estética?




Estética é uma palavra de origem grega - aisthetiké, que significa “aquele que nota, que percebe”. É o ramo da Filosofia que estuda a beleza e os sentimentos que a percepção do belo e do feio despertam dentro de cada indivíduo.Ao longo dos séculos os filósofos foram concebendo e mudando conceitos a respeito da essência do belo, cujo olhar sempre foi mais voltado para as artes e a natureza e indiretamente para a beleza humana.


Para Hegel, filósofo alemão, a percepção muda de acordo com a época em que se vive e não é definida em um só conceito. O que é feio agora pode ser belo amanhã e vice-versa. A história confirma os argumentos. Na idade média, por exemplo, a aparência não era importante, por ser considerada pecaminosa. O foco eram as características morais. Bela era a mulher devota e de alma pura, casta, com lábios pequenos, cabelos louros e angelicais. Já os homens, tinham que ter força e poder.


No renascimento a gordura entrava como “ideal” e representava o poder aquisitivo para comprar comida, de modo que ter braços e quadris avantajados, cabelos longos e barriga grande era sinal de beleza, saúde e riqueza.No Romantismo foi o contrário, o bonito era ser triste, pálido e doente. Quanto mais olheiras e fragilidade, pele branca e cabelos despenteados para as mulheres, melhor. Os homens deviam ser boêmios, poetas. Para o filósofo alemão Immanuel Kant apesar de a beleza ser definida individualmente existem conceitos universais que todos nós usamos ao julgar algo.


O certo é que o padrão de beleza não pode ser universal pois cada povo tem o seu tipo ideal, de acordo com a época, os costumes e as tradições e cada pessoa carrega no seu interior uma vivência e uma cultura que a faz ver as coisas de maneiras diferentes.E nós, qual seria o “nosso” ideal de beleza atual? Quais os requisitos estéticos para ser notado e percebido como belo, que é o desejo de quase todos?No momento o equilíbrio e a harmonia das formas volta ser o foco central da Estética; e a Matemática, através de conceitos importantes da antiguidade, como a sequência de Fibonacci ( 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 ) e o PHI de Phidias – cujas proporções faciais obedecem ao numero 1,618, têm contribuído com a Medicina Estética, Dermatologia e Cirurgia Plastica para analisar e corrigir as alterações faciais no envelhecimento.


Com a finalidade de facilitar o planejamento terapêutico, a face é dividida em três setores: terço superior (da raiz dos cabelos à glabela), terço médio (da glabela à base do nariz) e terço inferior (da base do nariz ao mento). Considera-se padrão de uma face jovem a proporção de 1:1:1 entre os três níveis.


O processo de envelhecimento provoca alterações nessa proporção no sentido craniocaudal, por queda das estruturas superiores sobre as inferiores causadas por perda de gordura e matriz de sustentação, absorção e reposicionamento ósseo, alterações musculares, etc.


Recuperar essas proporções de maneira o mais natural possível é a missão da Estética Médica.