A pele, envoltório do corpo, sofre inúmeras modificações durante a vida, consequentes da ação do meio ambiente interno e externo.
O envelhecimento cronológico ocorre por alterações no DNA das nossas células, que envelhecem (microscopicamente) tanto quanto a nossa pele e o nosso corpo.
A velocidade com que isso acontece depende da genética, dos hábitos de vida ( cigarro, alcool, alimentação, tipo de trabalho, stress), das doenças que temos - infecciosas, inflamatórias, degenerativas.
Fatores físicos externos como poluição, sol, vento, frio/neve, traumas; e quimicos como o contato com produtos químicos, inalantes, alimentares e topicos tambem influenciam na saúde e envelhecimento humano.
Durante a vida algumas fases e mudanças no organismo colaboram para alterar a fisiologia normal do tegumento :
# Estirão da adolescência - É o crescimento longitudinal da criança, que quando muito rápido e acentuado provoca rompimento das fibras elásticas e colágenas com formação das estrias transversais, principalmente na região das costas, coxas, nádegas.
# Aumento do volume corporal - estiramentos bruscos da pele como na gestação, aumento de peso, musculação, implante de silicone, não dão tempo para que o organismo se adapte, podem causar rompimento de fibras elásticas e colágenas levando ao aparecimento de estrias.
# Doenças internas e externas com influencia na pele que aparecem sob a forma de manchas, tumores, inflamaçoes, alterações da textura, etc . Ex: Hanseniase, Melasma, lúpus, vitiligo, acne.
Diante de tantos fatores que corroboram para uma melhor ou pior qualidade do tegumento e velocidade do envelhecimento, precisamos estar atentos ... pois a PELE é a nossa capa, a nossa estampa, um dos nossos melhores meios de comunicação com o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentario