A queda de cabelos é uma das queixas mais frequentes no consultório dermatológico.
No homem a causa mais comum é a calvície, familiar, decorrente de fatores hormonais. Nesse caso geralmente há histórico de pai, irmão, tio, avô calvos. Inicia-se com perda de cabelos na região frontal ("entradas") ou na "coroa" do couro cabeludo, que depois se expande. Muitas vezes o homem não "vê" o cabelo cair, o que ocorre é uma miniaturização dos fios.
O tratamento da calvície masculina melhorou muito nos últimos anos. A associação de medicamentos oral ( finasteride, vitaminas) com tópicos (minoxidil, fatores de crescimento, cafeina, etc), Lasers e microagulhamento com infusão de medicamentos (MMP) possibilitam a recuperação dos fios e do volume perdido.
Nas mulheres as causas geralmente são mais variadas sendo necessário uma avaliação mais aprofundada de cada caso. A calvície também pode ocorrer, por distúrbios hormonais ligados aos ovários (microcisticos), que também pode cursar com oleosidade da pele e couro, acne, hirsutismo, obesidade).
Causas mais comuns de queda em mulheres - pós parto e amamentação, regimes de emagrecimento, medicamentos ( antibióticos, anti-inflamatórios, anti-reumáticos, anti-câncer, etc), anemia, problemas de tireoide, stress e ansiedade, muita química nos cabelos, dermatite seborreica, alergias, lúpus discóide e outras doenças do colágeno, micoses (fungos cortam os fios), etc.
O tratamento depende de cada caso, mas de modo geral, além de corrigir problema base, se houver, todos os pacientes utilizam um tônico capilar para melhorar a irrigação do couro cabeludo, um pool de vitaminas e micronutrientes por via oral para facilitar a produção de novos fios; e estímulos locais com Laser, LED e Microagulhamento (com infusão de medicamentos que atuam no local onde é necessário).
Quanto mais cedo tratar melhores os resultados e menor a perda de cabelos.
Abaixo, um resultado com 3 sessões de MMP + tratamento oral com pool de vitaminas. Esse é apenas um exemplo, pois os resultados nem sempre são tão brilhantes e podem demorar mais.