Novidades

Leia, pergunte, opine!

27 de ago. de 2012

Filtro Solar





Filtro Solar ou Protetor Solar é toda substância utilizada na pele que funciona como uma “capa protetora” contra os raios solares, minimizando os efeitos deletérios imediatos e à longo prazo dos raios ultravioleta. Em um país ensolarado como o nosso, o uso do filtro solar é de extrema importância na prevenção do fotoenvelhecimento e do fotodano. Os filtros estão cada vez mais eficientes e mais cosméticos, com inúmeras opções para todo tipo de pele. Devem ser utilizados no dia a dia, na praia, na piscina, em qualquer lugar onde o sol apareça .
A história do Filtro Solar inicia-se na década de 70 com o advento do PABA (acido paraminobenzoico), o primeiro filtro solar disponibilizado no mercado. Esses primeiros filtros tinham por objetivo evitar o eritema solar (vermelhidão na pele após sol), ou seja, protegiam a pele apenas contra os raios UV-B, que são os raios causadores de eritema. À essa capacidade de proteção denominou-se Fator de Proteção Solar (FPS). Com o passar do tempo o PABA se mostrou bastante alergênico e foi sendo substituído por outras substâncias, e aí surgiram os Protetores solares PABA – free.

Com o avanço no conhecimento dos efeitos nocivos da radiação solar sobre a pele descobriu-se que os raios UV-A tinham crucial importância na gênese de diferentes patologias da pele. Hoje já se sabe que são os UV-A que provocam dano no DNA das células, que aumentam a degradação do colágeno e que desencadeiam importante stress oxidativo celular. A exposição ao UV-A ao longo dos anos causa fotoenvelhecimento e Câncer de pele.

Essas descobertas levaram a Indústria farmacêutica a incrementar suas pesquisas na área, principalmente nas 2 últimas décadas, na busca do filtro ideal. Inúmeros trabalhos têm sido realizados, conceitos revistos, novas tecnologias inventadas. As novidades pipocam de todos os lados, cada produto tentando ser melhor do que o produto concorrente. Quem ganha com isso somos todos nós, prescritores e consumidores.





             FILTRO SOLAR: USE OU PROCURE UMA SOMBRA!

A pele deve ser protegida do sol diariamente. Mas, por vários motivos nem todas as pessoas aderem ao hábito. Falta de tempo, de costume, odor que desagrada, preguiça, qualquer desculpa serve para não passar o filtro. Os homens, principalmente, são os mais difíceis de se deixarem convencer. Por isso, ao escolhermos o filtro ideal para o dia a dia devemos optar sempre por um produto suave, agradável ao tato, com boa espalhabilidade, sem cheiro, incolor ou da cor da pele, ou seja, prático de usar, para que a pessoa se acostume com ele. O filtro deve ser passado de manhã e repassado após o almoço pelo ao menos. As crianças também precisam ser ensinadas desde pequenas que o filtro é uma necessidade, pois é na infância, até os 18 anos, que tomamos a maior quantidade de sol durante a vida.

                                   USE O FILTRO SOLAR DIARIAMENTE!!!


Melasma


                     Melasma é uma mancha amarronzada na regiao malar da face. Um disturbio da pigmentação    da pele do rosto que ocorre principalmente em mulheres em fase reprodutiva. Pilulas anticoncepcionais e gravidez podem ser fatores desencadeantes ou agravantes do problema. Historia familiar pode ser um risco maior de desenvolver as manchas.
                     Estima-se que 70% das gestantes (máscara gravidica) e 35% das mulheres que usam pilulas orais ou injetáveis desenvolvem melasma, principalmente nas mulheres de pele morena e que se expõem ao sol por longos períodos do dia.  Os homens raramente apresentam as manchas.

                                         Como é o melasma ?


     
                   Manchas marrons ou  escuro-acinzentadas geralmente dos dois lados da face, nas regiões malar, nariz, queixo, buço, arco da sobrancelha,  e/ou lateral da face.
                   Felizmente a maioria dos casos são mais leves e nem todas as áreas estão afetadas com na foto ao lado.
                   Pessoas de pele mais escura tem maior chance de ter melasma por causa da grande quantidade de melanina presente na pele.

                     Como prevenir o melasma?

        Evitar exposição ao sol sem proteção adequada de filtro solar mesmo em dias nublados e chuvosos.
        Não fazer bronzeamento artificial.
        Não usar produtos irritantes no rosto que podem levar a uma hiperpigmentação inflamatória de difícil resolução.
        Usar roupas e acessórios adequados a exposição ao sol em praias, piscina - guarda-sol, chapéu, boné, viseira, óculos de sol.
         Quando possível evitar o uso de pilulas anticoncepcional.

                      Tratamento

         Clareadores - cremes de uso noturno para regularizar a distribuição de melanina na pele ou realizar        uma descamação : a base de hidroquinona, acido kojico, vitamina C, acido glicolico, retinoico, acido azelaico, etc.
          Proteção solar diaria e rigorosa contra os raios ultavioleta A e B.
          Peelings de acidos - no sentido de descamar e clarear a pele
          Lasers - Q-Swchitch, Luz intensa e alguns fracionados de érbium (Sellas, fraxel)

              OBS - Tratamentos intempestivos podem piorar o melasma. 
                      Consulte seu dermatologista de confiança.

 



6 de ago. de 2012

Alergias na pele


                       
                                       
                                                    Coceira e alergia é a mesma coisa?

                        Embora as alergias de pele na maioria das vezes se manifestem como coceira, nem toda coceira é alergia. O ressecamento da pele, por exemplo, é um motivo frequente de coceira, principalmente nas pessoas idosas (que tem a pele naturalmente mais seca) com piora no inverno e nada tem a ver com alergia. Nesse caso, a pele coça porque o ressecamento faz descamar e afina a pele deixando as terminações nervosas mais expostas. Ao inves de antialergicos, o melhor tratamento é a hidratação com cremes a base de ureia, alantoina, PCA-Na, etc. Banhos quentes e demorados, bucha e sabonetes devem ser evitados porque pioram o ressecamento.
                       
                       Quais as causas de alergia na pele?

                       Inúmeras, o que as vezes dificulta muito o diagnostico.

                       Picadas de inseto - Pernilongos, borrachudos, pulgas, carrapatos... picam e deixam um "veneninho" no local da picada, que não é forte o bastante para matar a pessoa mas causam irritação e alergia. Os insetos são mais comuns no verão, em locais úmidos (ideais para sua reprodução), onde ha grande quantidade de plantas, matas, sitio, proximidade com cães e gatos, cavalos, grama. É possível evitar as picadas usando um repelente na pele e tomando complexo B.
                       Medicamentos -  Qualquer medicamento pode dar alergia. E os que causam alergia com maior frequência são anti-inflamatórios (principalmente  piroxican, diclofenaco), anticonvulsivantes, antibióticos e remédios de dor. Nesse caso a alergia as vezes demora uns dias para aparecer.
                       Alergia a cosméticos - esmalte é muito frequente (da alergia nas pálpebras, pescoço e dedos), batom, lápis de olho, sombra, perfumes, etc.
                       Alergia a alimentos -  pode ser pelo alimento em si, como o leite de vaca, amendoim,
 a carne de porco,  ou pelo corante utilizado no alimento, como é o caso de sucos em pó, gelatina,
fanta, salsicha, enlatados e embutidos, etc.
                      Alergia de contato - pelo níquel (botão da calça jeans, brincos, pulseira do relógio), pelo esmalte, pelo desodorante, por tecidos sintéticos, etc.
                      Verminoses também são causas de alergia, bem como micoses e infecções bacterianas.
                       Alergia ao frio  (teste com gelo), ao calor, a luz, ao vento.

                      Na investigação de uma alergia tem que se pensar em tudo, excluir todas as possibilidades, pois eliminar a causa é eliminar o problema.

                      O melhor é procurar o dermatologista ou alergista.
                     
                      Para saber mais sobre alergia recomendo um Blog legal :
                                       http://blogdalergia.blogspot.com.br/

                        

5 de ago. de 2012

Olheiras? afff



Olheira é o nome popular para o escurecimento da regiao inferior dos olhos ( arroxeado ou acastanhado).

Não é uma doença e sim uma caracteristica física da pessoa que as vezes pode ser agravada por alergias, rinite, noites mal dormidas, excesso de maquiagem. Olheira incomoda bastante pois compromete a estetica facial... porisso é comum a procura do dermatologista em busca de solução.

O que causa esse aspecto escurecido?

A regiao da palpebra inferior é delicada (+- 0,5 mm) e está assentada sobre um buraco ósseo bastante irrigado (muito vaso) e com pouco tecido adiposo de sustentação. Consequentemente se torna possivel  a visualização da trama vascular por transparencia, o que da o aspecto de pele escura ou arroxeada.

Fatores agravantes ou precipitantes...

Alergia respiratoria– Qualquer problema que provoque congestionamento na regiao dos olhos e  do nariz como rinites, sinusites, atopias, alergias alimentares, dermatite de contato por esmalte ou maquiagem, pode contribuir para a formação de olheiras.

Medicamentos - Drogas que causam dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça pois qualquer aumento do fluxo sanguíneo é revelado através da pele. Isso serve tanto para as drogas ilicitas como para medicamentos como os vasodilatadores.

Cansaço – O cansaço pelo trabalho excessivo, noites mal dormidas e insonia provocam um ar pesado e arroxeamento palpebral.

Genética - Existem familias cujas pessoas tem tendencia a olheiras. Quanto mais transparente for a pele (também uma característica hereditária) mais escuras são as olheiras.

Idade – O envelhecimento provoca perda de colageno, flacidez, afinamento da epiderme, aumento de vasinhos e escurecimento da pele palpebral.

Doenças - Alguns quadros clinicos de anemia, problemas tireoidianos e cardiacos tambem podem causar escurecimento palpebral e ar cansado.

TRATAMENTO...

Os cremes para olheiras à base de vitamina E, vitamina K, ginkgo biloba, acidos e hidroquinona melhoram a textura, hidratação e promovem clareamento da cor da pele. Mas geralmente tem açao apenas provisoria, quando pára de usar a pele piora novamente.

Lasers:

A luz intensa, continua ou pulsada, promove uma diminuição dos vasinhos por colabamento e melhoram a cor da pele por acáo direta na melanina. É necessario varias sessoes.

O laser fracionado ablativo e nao ablativo faz "furos" na pele e com isso reorganiza a distribuição da melanina no local. Ele tambem estimula a produção de colágeno, melhora a espessura da pele e diminui a transparencia.

Carboxiterapia - aumenta o fluxo de oxigênio e melhora a circulação local.

Receitas caseiras para olheiras

As "amigas" bem antenadas nas novidades e antigas receitas  têm sempre uma dica caseira para diminuir olheiras que muitas vezes até surte algum efeito:

- Compressas geladas com chá de camomila, chá verde ou soro caseiro. A temperatura fria contrai os vasos e reduz a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e as manchas escuras na região.

- Compressas com rodelas de pepinos, batatas...sem explicacao...

Esconder as olheiras?

Um boa opção ainda é apelar para os truques de maquiagem: corretivo de tom mais claro que a sua pele pode disfarçar as olheiras e melhorar o visual.


       Nao deixe que as olheiras acabem com o seu bom humor... procure um dermatologista !