Filtro Solar ou Protetor Solar é toda substância utilizada na pele que funciona como uma “capa protetora” contra os raios solares, minimizando os efeitos deletérios imediatos e à longo prazo dos raios ultravioleta. Em um país ensolarado como o nosso, o uso do filtro solar é de extrema importância na prevenção do fotoenvelhecimento e do fotodano. Os filtros estão cada vez mais eficientes e mais cosméticos, com inúmeras opções para todo tipo de pele. Devem ser utilizados no dia a dia, na praia, na piscina, em qualquer lugar onde o sol apareça .
A história do Filtro Solar inicia-se na década de 70 com o advento do PABA (acido paraminobenzoico), o primeiro filtro solar disponibilizado no mercado. Esses primeiros filtros tinham por objetivo evitar o eritema solar (vermelhidão na pele após sol), ou seja, protegiam a pele apenas contra os raios UV-B, que são os raios causadores de eritema. À essa capacidade de proteção denominou-se Fator de Proteção Solar (FPS). Com o passar do tempo o PABA se mostrou bastante alergênico e foi sendo substituído por outras substâncias, e aí surgiram os Protetores solares PABA – free.
Com o avanço no conhecimento dos efeitos nocivos da radiação solar sobre a pele descobriu-se que os raios UV-A tinham crucial importância na gênese de diferentes patologias da pele. Hoje já se sabe que são os UV-A que provocam dano no DNA das células, que aumentam a degradação do colágeno e que desencadeiam importante stress oxidativo celular. A exposição ao UV-A ao longo dos anos causa fotoenvelhecimento e Câncer de pele.
Essas descobertas levaram a Indústria farmacêutica a incrementar suas pesquisas na área, principalmente nas 2 últimas décadas, na busca do filtro ideal. Inúmeros trabalhos têm sido realizados, conceitos revistos, novas tecnologias inventadas. As novidades pipocam de todos os lados, cada produto tentando ser melhor do que o produto concorrente. Quem ganha com isso somos todos nós, prescritores e consumidores.
FILTRO SOLAR: USE OU PROCURE UMA SOMBRA!
A pele deve ser protegida do sol diariamente. Mas, por vários motivos nem todas as pessoas aderem ao hábito. Falta de tempo, de costume, odor que desagrada, preguiça, qualquer desculpa serve para não passar o filtro. Os homens, principalmente, são os mais difíceis de se deixarem convencer. Por isso, ao escolhermos o filtro ideal para o dia a dia devemos optar sempre por um produto suave, agradável ao tato, com boa espalhabilidade, sem cheiro, incolor ou da cor da pele, ou seja, prático de usar, para que a pessoa se acostume com ele. O filtro deve ser passado de manhã e repassado após o almoço pelo ao menos. As crianças também precisam ser ensinadas desde pequenas que o filtro é uma necessidade, pois é na infância, até os 18 anos, que tomamos a maior quantidade de sol durante a vida.
USE O FILTRO SOLAR DIARIAMENTE!!!