Novidades

Leia, pergunte, opine!

23 de jan. de 2011

A PELE depois da praia...

                                                             


Praia é um passeio maravilhoso que a maioria dos brasileiros ama.
Mas... depois da praia sempre tem alguém na familia que volta pra casa com algum problema na pele.




Manchas, queimaduras, alergias, coceiras, bicho geografico...    




As queimaduras acontecem porque a pele não está acostumada com sol e de repente é exposta a uma intensa radiaçao por um periodo prolongado. Como prevenir isso? Preparando a pele antes de ir para praia e se expondo ao sol em casa por 15 a 30 minutos diariamente uns 10 dias antes da viagem. Usar um filtro solar potente e repassar a cada 3 hs durante os dias na praia. Atualmente existem também alguns cosmeceuticos, compostos de vitaminas e antioxidantes,  que preparam a pele para o sol: imeedem tan, inneov solar ... funcionam!

       Outro problema muito comum após a praia é a larva migrans ou bicho geografico. Os animais domesticos como cao e gato passeiam na praia e defecam na areia. Quando estão com verminose,  as larvas presentes nos restos fecais desses animais ficam na areia e penetram na pele das pessoas descalças ou que se deitam por ali. Resultado: essas larva começam a "andar" na superficie da pele e formar uma especie de caminho avermelhado. Coça bastante. O tratamento é com vermifugos e pomadas de thiabendazol.

      Fungos... gostam de umidade e calor, ou seja, praia é o habitat ideal para esses microorganismos causadores de micoses. As lesoes se manifestam como manchas esbranquiçadas ou escuras, em placas, descamativas, coceira. Regioes mais comuns: ombros, pescoço, dobras da virilha e dos dedos dos pés. Previna-se mantendo a pele sempre seca e limpa de areia. Nao ande descalço em areas umidas e/ou empoçadas da chuva.

     Sol e limão...combina não. Mancha mesmo. Cuidado com ele e com outras frutas e perfumes citricos que podem desencadear uma fitofodermatite.

           Problemas na pele? Corra para o dermatologista!!!

20 de jan. de 2011

ENVELHECIMENTO


O aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo tem estimulado intensamente as pesquisas cientificas sobre envelhecimento e longevidade.



                     Afinal, porque envelhecemos?

Essa é uma questao extremamente complexa. O processo do envelhecimento depende de fatores genéticos e ambientais.

Envelhecimento cronológico

A ciência descobriu que um dos mecanismos do envelhecimento interno/fisiologico/natural ocorre pelo encurtamento da porção terminal do DNA das celulas (telômero) ao longo dos anos, que após milhões de multiplicações vão se tornando "cansadas"e incapazes.
Outro fator é a participaçao negativa dos radicais livres (altamente reativos) formados a partir da combustão do oxigenio da respiração e que podem danificar celulas sadias do organismo. Nós temos enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação mas ao longo dos anos essas defesas vão diminuindo e os danos vão se tornando mais graves.
Radicais livres - são moleculas ou átomos com um numero ímpar de elétrons desemparelhados e altamente reativos que gera o chamado stress oxidativo.
Envelhecimento extrínseco

Há varios fatores externos que contribuem negativamente para aumentar os radicais livres e o stress oxidativo: poluição ambiental, Raio X, radiação ultravioleta (sol), radiação eletromagnetica, cigarro, alcool, residuos de pesticidas, stress, gorduras saturadas, excesso de gordura animal, aditivos quimicos dos alimentos, conservantes.
A exposição solar (radiação ultravioleta) intensifica o envelhecimento da pele num processo chamado fotoenvelhecimento.  O sol ao longo dos anos modifica o DNA das celulas da pele; degrada o colageno, diminui sua sintese e reparação e altera as fibras elásticas (que dão firmeza e elasticidade a pele). O resultado é uma pele fina, flácida e enrugada.

O envelhecimento cronológico sem o fotoenvelhecimento é diferente do envelhecimento cronologico com o fotoenvelhecimento. A soma dos dois processos resulta numa pele muito mais envelhecida, rugas mais profundas e proeminentes,  alteração na pigmentação, dilatação de vasinhos na superficie. Quem não sofre fotoexposição tem rugas mais finas e delicadas e pele mais preservada.
O envelhecimento extrinseco pode ser evitado!
Porisso estou sempre incentivando ... cuidado com o sol! Use o filtro solar!!

OBS - Essa postagem vale o presente do BLOG para quem for o primeiro a postar um comentário abaixo. Envie seu endereço de entrega para o email peleinfoco@gmail.com

16 de jan. de 2011

PROTETOR SOLAR IDEAL

A beleza do sol encanta os olhos, aquece a alma e o coração... não é maravilhosa essa paisagem?   Mas não nos esqueçamos que o SOL também abrasa, queima, fotoenvelhece nossa pele...

Para todos os dias de sol em nossa vida: FILTRO SOLARRRRRRRR !!!!!!
 Mas qual filtro? Como escolher bem? Aprendamos...


FATOR DE PROTEÇÃO - "potência"do filtro solar...


Os raios ultravioletas que causam dano a pele são de dois tipos: os UV-A e os UV-B. Ao longo de anos de exposição eles interferem no DNA das nossas celulas provocando mutações, levando ao aparecimento de manchas, alterações na espessura, verrugas, rugas e cancer de pele.

O fotoprotetor é o nosso maior aliado na prevenção de todas essas alterações. Mas para que seja realmente eficaz deve ser de amplo espectro, ou seja, tem que bloquear ou absorver essas duas formas de radiação solar mais lesivas à pele – os UVA e os UVB. A proteção contra os UV-B é dada em numeros, de 8 a 100. Quanto maior esse numero, mais tempo de proteção. A proteção UV-A é dada em cruzes (+). Na hora de comprar um filtro observe esse detalhe importante que vem descrito no rótulo do produto.

Discute-se muito a respeito dos filtros com FPS maior que 30. Muitos argumentam que não isso não adianta, que só aumenta a chance de ocorrer uma alergia com a incorporação de novas substâncias para aumentar o poder de proteção. Minha opinião pessoal é que os filtros mais altos protegem mais e que devem ser utilizados em épocas de maior exposição como férias na praia, piscina, etc. Quanto mais clara e sensível for a pele do individuo mais proteção precisa por isso o FPS deverá ser maior: 35, 40, 45, 60 e até 100.

VEÍCULO

O veículo é a substancia na qual os ativos estão dissolvidos ou incorporados. Há várias opções de veículos para um filtro solar: creme hidratante ou oil free, loção cremosa ou fluida, gel alcoolico e nao alcoolico, gel-creme, spray, pó.
Essa variedade enorme de veiculos foram surgindo ao longo do tempo para suprir as necessidades de um mercado cosmecêutico cada vez mais exigente. Porque não aliar uma necessidade (que é a de proteger a pele) com uma vaidade (que é a de ter uma pele cada dia melhor e mais bem cuidada) ?
A industria cosmetica tem feito isso...oferecer um produto que protege e trata ao mesmo tempo.
Pele madura, seca, fotoenvelhecida ? Filtro hidratante, com ativos anti-oxidantes, anti-rugas, acido hialuronico, vitaminas, etc.
Pele oleosa, graxenta, acneica, adolescente ? Dá-lhes proteção em gel, loção ou cremes oil free (livres de óleo), veiculos do tipo oil control.
Homem (a maioria "preguiçosos", não gostam de passar cremes, nao aderem ao tratamento, arranjam mil desculpas para nao usar filtro... que me perdoem os certinhos e bem comportados !) - Compre-lhes um filtro em spray, rapido e pratico de usar.
Pele infantil, delicada? Veiculos hipoalergênicos, sem cheiro, faceis de espalhar; ou filtros fisicos micronizados.

Bom verão!!!!

13 de jan. de 2011

MANCHAS NA PELE ?

Quem não quer uma pele bonita, lisinha, sem marcas, manchas ou cicatrizes?

DICAS :

O sol é um inimigo implacável de quem tem tendência a manchas e sardas. O filtro solar protege a pele mas não impede completamente que as manchas se instalem ou piorem se a pessoa tiver tendência a manchar. O ideal para essas pessoas é evitar mesmo o sol.

Na gravidez é muito comum o aparecimento de manchas escuras no rosto, bochechas, buço e testa. As regiões naturalmente mais pigmentadas da pele, como aréolas mamárias e mamilos, axilas, virilha,  região genital e linha alba (na barriga) costumam sofrer um aumento considerável da pigmentaçao na gestaçao. Fique tranquila: isso é temporário e volta ao normal após o parto.

Gestantes devem usar filtro solar fator alto o tempo todo... o ideal é evitar mesmo o sol durante a gravidez.

Nao exprema espinhas e cravos no rosto; isso pode desencadear manchas e ate cicatrizes. Se tiver acne faça um tratamento adequado com o dermatologista.

O sumo de frutas citricas como limão, mexirica, bem como leite de manga e figo em contato com a pele podem provocar manchas escuras em áreas expostas como mãos, pescoço, rosto e ate corpo. Podem  também causar vesículas, bolhas e exulceração da pele. O interessante é que muitas vezes a pessoa lava bem as mãos após manipular essas frutas e mesmo assim a pele mancha. O sumo fica impregnado nos poros da pele. Geralmente são reversiveis se tratadas corretamente. Fique atento!!

Perfumes com essência de frutas citricas também podem manchar a pele, principalmente no pescoço. Isso tem um nome interessante: dermatite de berloque. O local do contato fica escuro, irritado, pigmentado, coçando... Evite, use perfume apenas em áreas escondidas do sol.

Desodorantes alcoolicos podem irritar a pele das axilas e manchar... Escolha um desodorante hipoalergenico e sem alcool.

Esmaltes podem ser causa de alergia de contato na face (palpebras, area peri-bucal e pescoço). Depois da alergia pode persistir uma hiperpigmentação pós inflamatoria (manchas escurecidas). Observe se após fazer as unhas a pele dos dedos fica coçando e irritada...e se aparece alergia no rosto. Caso isso ocorra...mude para um esmalte hipoalergênico (maybeline, revlon, etc) e troque a base por removedor de esmalte.

A pilula anticoncepcional é outro fator de risco para manchas no rosto. Quem toma pilula deve ter atençao redobrada em relação a exposicao solar.

Cuide bem da sua pele...se esconda do sol. Use filtro.

11 de jan. de 2011

Porque meu cabelo está caindo???

Essa é uma pergunta frequente na boca de mulheres e homens adultos. E a resposta nem sempre é simples como a gente queria que fosse; queda de cabelos tem motivos e mais motivos.


Nas mulheres as causas sâo bem mais diversas: anemia, pos parto e amamentação, cirurgias, regime alimentar, uso de medicamentos(antibioticos e antiinflamatorios, remedios de cancer, etc), problemas de tireoide, deficiencia de ferro, zinco, etc. A caspa tambem contribui para derrubar os cabelos e o stress emocional tambem. O tratamento depende da causa.

No homem a causa mais comum é a predisposição genetica, que se manifesta como alopecia androgenetica ou calvicie. Queda tipica de adultos jovens ou de meia idade que começa nas têmporas(entradas) avançando posteriormente para a regiao de traz. As vezes já começa na região central do couro cabeludo formando uma verdadeira coroa de pelos finos e ralos. O tratamento é com finasteride oral e produtos topicos como minoxidil, shampoos, vitaminas, etc.


O importante é que toda queda tem soluçao... procure o especialista logo no inicio!

OB : Essa postagem vale o presente do Blog dessa semana para quem for o primeiro leitor a postar um comentario abaixo.