Novidades

Leia, pergunte, opine!

7 de dez. de 2016

Melanoma Maligno

                         

                                        MM - o cancer de pele de maior gravidade

                     Segundo dados da  Organização Mundial da Saúde a incidência de melanoma maligno  vem aumentando expressivamente nas ultimas décadas e esse aumento é maior que qualquer outro tipo de câncer em todos os países analisados, sejam eles desenvolvidos ou não. Em 2008 o melanoma era o 6º tipo de câncer mais comum no homem e o 7º na mulher. O pais de maior incidência é a Australia.

                    O melanoma pode causar metástases a distancia, fato pouco comum com os outros tipos de câncer dermatológicos como o basocelular e o espinocelular.
               
                    A exposição a luz ultravioleta é a causa mais importante do aparecimento do melanoma, que parece ocorrer com maior frequência em indivíduos que tiveram uma exposição muito intensa ao sol em alguns períodos da vida do que em pessoas que se expõem cronicamente ao longo do tempo.
                   
                    Pessoas de pele clara, loiras, ruivas, sardentas, de olhos azuis, albinas, com muitas pintas pigmentadas pelo corpo têm maior predisposição a desenvolver melanoma. Bronzeamento artificial em camaras aumentam a incidência de MM na pele. Pilulas anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e gravidez não tem nenhuma relação  com o aparecimento do melanoma e não pioram o prognostico de pacientes em tratamento.

                    Quanto mais precoce for a detecção do tumor maiores as chances de cura, principalmente nos casos em que o crescimento da lesão ocorre no sentido horizontal, para os lados. O crescimento vertical na profundidade e nodular para cima indicam um prognostico mais reservado.

                   Use o Filtro Solar diariamente para se proteger! Nao faça bronzeamento artificial!