Novidades

Leia, pergunte, opine!

31 de out. de 2012

Insolação... cuidado!



                              Proteja-se do sol  e evite a insolação

Muita gente fica o ano todo sem sol e quando chega o verão resolve bronzear tudo num dia só. Outras, se empolgam na praia, dormem no sol ou se esquecem de passar o filtro solar... Em todos os casos o resultado pode ser uma queimadura solar ou ínsolação.

Os sintomas típicos de insolação 

# pele quente, muito vermelha e seca inicialmente, sede, dor de cabeça, enjoo, vômitos, desidratação, mal estar, desmaio, queda de pressão.

# O grau de queimadura solar depende de vários fatores: tipo de pele, regiao do globo, tempo de exposição, altitude, etc.

# O horário do dia tambem influencia: sol do meio dia queima muito mais facilmente do que o sol
das 9 da manha ou 4 da tarde.

# As peles branco-avermelhadas se queimam com mais facilidade enquanto que as peles branco-amareladas têm uma maior resistencia. A mesma quantidade de sol pode causar insolação numa pele avermelhada e nao causar nada em uma pele mais amarelada.

# Algumas areas do corpo são mais frágeis e mais sujeitas a queimaduras: palpebras, maçãs do rosto, nariz, ombros, dorso dos pes. Numa insolaçao essas são as areas mais atingidas.

Para evitar insolação ou queimaduras... 

# Tome muito liquido nos dias de calor!  A agua é a melhor escolha, mas também suco de frutas naturais, agua de coco,  cha gelado,  até picolé.

# Não se exponha em horários de sol muito forte, entre as 10 da manha e 16 hs tarde.

# Use sempre o filtro solar, repassando ao entrar na água e a cada 3 hs pelo menos.

# Evite o uso excessivo de sal que agrava a perda de água do organismo.

# Se estiver muito branco e ha muito tempo sem tomar sol... prudencia!

# Nunca durma no sol.

TRATAMENTO

A insolação deve ser tratada imediatamente por um medico e se isso não for possível, algumas medidas podem ajudar:  resfriar a pele com compressas frias, manter a pessoa deitada,  em ambiente arejado, úmido e  fresco;  hidratar o máximo possível com líquidos isotônicos do tipo gatorade, água de coco e água pura.

                  O melhor tratamento é a prevenção!!!

Filtros solares - regras da ANVISA


Os produtos de proteção solar utilizados pela população brasileira ganharam novas regras a partir do meio do ano para garantir a proteção da pele dos usuários. Uma das principais mudanças é que o valor mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS) que vai aumentar de 2 para 6 e a proteção contra os raios UVA que terá que ser de no mínimo 1/3  do valor do FPS declarado.
 O FPS mede a proteção contra os raios UVB. O Fator de Proteçao UVA mede a proteção contra os raios UVA. Para tais comprovações, as metodologias aceitas pela Anvisa foram atualizadas  e foi estabelecida uma metodologia específica para a comprovação contra os raios UVA, que até então não estava definida.
A resolução RDC 30/12, publicada em junho pela Anvisa também aumenta os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor. Pela norma, alegações, como resistência à água, terão que ser comprovadas por metodologias específicas definidas no novo regulamento. Os fabricantes poderão indicar em seus rótulos as expressões "Resistente à água", " Muito Resistente à água", "Resistente à Água/suor" ou "Resistente à Água/transpiração", desde que comprovem essa característica.
Lembrando : um produto resistente a agua sofre perda de 30 a 50% de sua capacidade protetora apos uma imersao prolongada devendo ser repassado periodicamente.
A Anvisa tambem exigirá que os rótulos tenham algumas informações obrigatórias :
# Obrigatorio informar qual o FPS e qual o FP para UVA em todos os produtos.
# orientação sobre a necessidade de reaplicação será obrigatória para todos os produtos, mesmo aqueles mais resistentes à água;
# fica vedada qualquer alegação de 100% de proteção contra as radiações solares ou a indicação de que o produto não precisa ser reaplicado.
O prazo de adequações dos fabricantes à norma é de dois anos. A nova regra segue os novos parâmetros para protetores solares adotados em todo o Mercosul.

24 de out. de 2012

LASER DE CO2 fracionado e pulsado




              Lasers sao aparelhos de alta tecnologia que utilizam a luz como fonte de energia. Servem para varios tipos de aplicacoes de acordo com o tipo de luz utilizada.

            Grosseiramente pode-se explicar um laser como sendo um cilindro com uma entrada, onde se coloca a fonte de luz (uma lampada especial) e uma saida, por onde a luz do laser é emitida. No meio do cilindro coloca-se uma barreira ou anteparo, que varia de acordo com o tipo de laser. Essa barreira serve para desviar e multiplicar a potencia da luz. Isso muda o comprimento de onda da luz que é emitida na saida do cilindro e confere propriedades diferentes a cada tipo de laser.

          As estruturas da pele como vasos, pelos, retina, mucosas, agua, colageno, melanina, etc, sao suscetiveis a tratamentos pela luz dos lasers dependendo do comprimento de onda dessa luz. A isso chamamos de seletividade. Cada laser é seletivo para uma estrutura da pele e porisso para tratar  todos os problemas de pele necessitamos de varios tipos de laser.

               Os lasers de CO2 agem evaporando a agua dos tecidos e provocam queimadura na superficie da pele. Ja sao velhos conhecidos dos dermatologistas pois existem ha 20 anos ou mais. Porem,  antigamente os lasers de CO2 eram continuos, queimavam a pele em toda a sua extensao e causavam muitos problemas em relacao a cicatrizacao. 

            Modernamente os novos aparelhos foram fracionados - colocou-se um anteparo na saída do aparelho como se fosse uma peneira ou um chuveiro, de modo que apenas fracoes de pele sejam irradiadas e queimadas. As porcoes de pele integras, entremeadas com a pele tratada funcionam como "brotos" de recuperacao para as regioes queimadas. Esse artificio estremamente inteligente tornou os lasers muito mais seguros e igualmente eficazes.

              Mais modernamente ainda, os novos aparelhos estao vindo pulsados e superpulsados. O que é isso?  As ondas do laser entram na pele sob a forma de micropulsos, ao inves de entrar de uma so vez. É como se estivessemos batendo um prego... a cada martelada o prego entra um pouco mais. A cada pulso o laser aprofunda mais na pele. Isso é muito interessante no sentido de nao queimar por dentro além do desejado.



Para que servem os lasers de CO2?

              Rejuvenescimento, marcas de acne, cicatrizes, flacidez, estrias. O numero de sessoes necessarias para um tratamento eficaz depende do tipo de problema e expectativas do medico e do paciente.
                      Laser de CO2 é um tratamento delicado e exige acompanhamento profissional adequado apos cada sessao. Mesmo com os novos aparelhos, mais modernos e mais seguros é possivel ter efeitos indesejados durante o periodo de recuperacao, tais como infeccoes bacterianas e fungicas, herpes, milios, dermatites, coceira, eritema persistente, etc.  Faça apenas com seu médico de confiança,  que, além de saber escolher os melhores parametros de tratamento de acordo com suas necessidades também sabera trata-lo da melhor maneira possivel se houver intercorrencias.