Novidades

Leia, pergunte, opine!

27 de dez. de 2010

UNHAS... dicas para mantê-las impecáveis !


UNHAS IMPECÁVEIS...

Não é recomendado lixar as unhas por cima. Isso afina e fragiliza a lamina ungueal deixando-a quebradiça e fraca.

Não use objetos como alicates, palitos e serrinhas que não estejam esterilizados ou que não sejam de seu uso exclusivo.

Alergia de esmalte é mais comum do que se pensa. Começa com coceira nas bordas dos dedos e nas palpebras superiores e no pescoço (porque a pessoa esfrega as unhas nessas regiões). Nao adianta teimar e usar esmalte comum. Compre um esmalte antialergico!!! A Revlon, Maybeline tem boas opçoes de cores.

A raiz da unha, também chamada de matriz ungueal é a região logo abaixo da cuticula que funciona como a "fábrica da unha". É aí que se produz a unha. Quando a matriz é machucada por traumas ou por excesso de manipulaçao da cuticula  pode ocorrer um defeito permanente na lâmina ungueal. Provoca um risco de fora a fora. A unha fica rachada desde o inicio ate a borda livre. Nao tem conserto... Cuidado com a manipulaçao das unhas para que isso nao ocorra com voce!!

Roer unhas e engolir os fragmentos pode causar graves danos ao organismo. A queratina da unha nao é absorvida e pode provocar gastrite séria no estomago. Livre-se desse mau hábito! Tente um produto da linha ecrinal (francesa) especializada em unhas. Eles tem também esmaltes, removedores, fortificantes, etc e podem ser adquiridos pela internet... experimente.

Receita simples e barata para se ter unhas de ferro: timol 5% em alcool 2x dia.

Ranhuras lineares esbranquiçadas nas unhas podem ser causadas por depósito de acetona. Mude para removedor de esmalte que não resseca as unhas e nao se acumula na lâmina ungueal.

A podóloga é uma profissional técnica que cuida das unhas, remove a cuticula e os pequenos calos, desencrava as bordas, limpa as unhas doentes,  MAS o tratamento medicamentoso tem que ser orientado pelo dermatologista. Procure o seu!!

21 de dez. de 2010

FITOFOTODERMATITE

                                   Fitos-planta           Foto-sol           Dermatite-inflamação pele


A fitofotodermatite ou fotofitodermatite é uma alergia na pele causada pela exposição ao sol após contato com furocumarinicos (substancias quimicas fotoalergênicas presentes em algumas plantas e frutas).

Algumas pessoas ja trazem o diagnostico pronto: estou com " manchas de limão". Outras nem suspeitam do que se trata.

As histórias variam mas o resultado é sempre o mesmo: manchas na pele de tamanhos variados, primeiro avermelhadas depois escurecidas, de formatos completamente bizarros, bem delimitadas, acompanhadas por ardencia ou coceira e as vezes seguidas de vesiculas e bolhas, sempre em áreas que estiveram expostas ao sol.

É muito comum a pessoa contar que esteve se expondo ao sol, na praia ou num rancho e que mexeu com limão siciliano (caipirinha, salada, suco, etc..) ou outras frutas citricas e que mesmo lavando bem as maos no dia seguinte surgiram manchas na pele.

As vezes as manchas aparecem no tronco ou braços sob a forma de dedos e isso pode ser explicado pelo contato de outra pessoa (marido, namorado). O figo é um potente furocumarinico, mais perigoso que o limao pois costuma causar bolhas.

O tratamento é feito com cremes de corticoides para as fases iniciais de vermelhidão, coceira e ardor na pele. Depois, como geralmente a pele escurece é preciso usar despigmentantes com hidroquinona ou outros. O filtro solar é imprescindivel.

Sol?? Nem pensar!!

20 de dez. de 2010

UNHAS sempre saudáveis e bonitas...

                                                                    
Uma mão bonita tem unhas saudaveis e bem cuidadas. Higiene, limpeza, cuticulas uniformes, esmalte impecavel... assim são as mulheres modernas.


SUPER DICAS:

Unhas encravadas são relativamente comuns e muito doloridas... por causa dos sapatos apertados, traumatismos, corte inadequado da lamina ungueal e dedos grandes (hálux) do pé. Evitar sapatos apertados ou usar sandalias é uma boa prevençao. Nao cutucar os cantos é essencial...procure uma podologa para cortar corretamente as unhas encravadas. Nos casos mais graves procure logo o dermatologista.

Infecções por fungos(micoses) causam deformidades nas unhas que se tornam arrebitadas, endurecidas, encravadas, descoladas nas bordas, esbranquiçadas.

O tratamento das micoses de unha é longo...de 6 meses a 1 ano tomando antifungico e passando loçao ou esmalte antimicotico.

Além de tratar as unhas é recomendado tratar os calçados com um talco antimicotico para nao se recontaminar (sugiro o tralen pó 1x/semana). Se nao tratar os calçados é como tomar banho e vestir uma roupa suja...Cuide disso.

Infecçoes ungueais por bactérias causam vermelhidão ao redor das unhas, calor e inchaço nos dedos, coloração esverdeada por baixo da lamina (pseudomonas) e dor. Nao adianta usar antimicóticos... nesse caso é necessario usar antibioticos orais e locais. Procure o especialista.

As micoses de unha e infecções bacterianas são contagiosas. Nao compartilhe material de manicure sem esterilizá-los e não use calçados de outra pessoa.

A umidade favorece os germes. Para evitá-los mantenha as unhas sempre limpas e secas. Enxugar muito bem os pés após o banho ou piscina é uma boa maneira de prevenir o problema.

Não roa as unhas pois isso as umedece e favorece infecções. Isso sem falar que roer unhas é muito feio!!! A linha Ecrinal tem opções efetivas para deixar o hábito.

As unhas dos pés são mais comumentemente afetadas por micoses em pessoas que só usam calçados fechados. Para prevenir o problema o ideal é usar chinelos, sandálias e calçados abertos pelo ao menos numa parte do dia.

        Cuide bem das suas unhas!



18 de dez. de 2010

UNHAS


As unhas são feitas de uma proteína rígida chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos.

O leito ungueal é a parte do dedo em que a unha está deitada e colada. Possui rica irrigação sanguínea e grande quantidade de terminações nervosas porisso sangra muito quando traumatizado e é muito dolorido a manipulação. Uma unha saudável deixa transparecer um leito rosado e sem manchas e uma lamina ungueal transparente e bem aderida ao leito.

A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo e que algumas pessoas gostam de deixar aparente e comprida. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.



Ficheiro:Fingernail-Anatomia-externa-dumb2.png

1- Lâmina ungueal ou unha propriamente dita, rígida e translúcida. 

2- Dobra ungueal - pele nos lados da unha.


3- Lúnula: a parte branca convexa em meia lua adjascente a matriz da unha.


4- Cutícula

PREPARO DA PELE PARA O SOL

                                                                 SOL & PELE

A pele é a nossa capa protetora e o cartão de apresentação do corpo ao mundo externo.

Como vivemos num país muito ensolarado e quente,  as roupas deixam a pele muito a mostra, bastante vulneravel aos efeitos indesejaveis do sol.

As áreas mais afetadas pelo fotoenvelhecimento são justamente as mais expostas: rosto, colo, pescoço, orelhas, dorso mão e antebraços.

O filtro solar foi uma das descobertas mais importantes em relação à proteção da pele e atua na prevençao de manchas, envelhecimento e cancer de pele. Hoje podemos afirmar com certeza que o filtro é o maior aliado da nossa pele. E que o sol é o maior vilão...

Para quem quer ir para a praia ou piscina com a pele mais protegida e sem risco de ficar queimado e manchado, além do filtro solar e da atenção redobrada em relação aos melhores horarios para curtir o verão (antes das 10hs e após as 16 hs) existem alguns medicamentos por via oral que podem ajudar...

BETACAROTENO - precursor da vit A, tem ação antioxidante e está presente nos legumes e frutas amarelos (abobora, cenoura, mamão, batata salsa, etc). Pode ser tomado durante todo o verão para proteger a pele dos raios UV. Ele "tinge" a pele de amarelo e diminui a penetraçao dos raios solares...é como se fosse um protetor em capsulas, mas nao substitui o uso do filtro. Ex: zirvit beta

INNEOV solar -  Innéov Solar contém Skin-Probiotic® , que ajuda a reforçar as defesas cutâneas contra os raios UV, além de 2 ativos antioxidantes : B-Caroteno que melhora a uniformidade da cor e licopeno que combate os radicais livres. Não substitui o uso do filtro solar... a proposta é proteger contra os danos solares e manter o bronzeado por mais tempo. Orienta-se iniciar o uso 15 a 30 dias antes do verão e durante todo o tempo de exposição. Para maiores informaçoes: http://www.inneovbrasil.com.br/ ou ligue grátis 08007274412

IMEEDEN tan optimazer - Contém: extrato de palma – precursor da vitamina A ( mistura balanceada de carotenóides naturais da fruta da palmeira proveniente da África); Licopeno (extrato de tomate), um antioxidante comprovado cientificamente ser duas vezes mais eficaz que o betacaroteno e 100 vezes mais potente que a vitamina E no combate aos danos causados por radicais livres; Vitamina C – 60mg, antioxidante que exerce um papel importante na formação de colágeno; Vitamina E reconhecida por seus benefícios à pele, a vitamina E age com outros nutrientes antioxidantes para evitar danos causados por radicais livres.



  Curta o verão com responsabilidade!!!




OBS : Essa postagem vale o presente do BLOG da semana para quem for o primeiro leitor a postar um comentario abaixo.

16 de dez. de 2010

CELLU REVERSE ELANCYL Anticelulite

O produto frances, fabricado pela Pierre Fabre - Paris contém um ativo natural anti-celutico (Xantoxilina) extraido da pimenta de Sichuan e atua nas celulas adiposas ativando o metabolismo e combustao da gordura. Contém tambem cafeina e floridzina que aumentam a queima matinal da gordura e diminui seu armazenamento noturno do repouso.

A pele se torna mais tonificada e lisa após 20 a 30 dias de uso regular.



CELULITE é uma alteração na estrutura normal do tecido gorduroso.

Quem tem sabe bem como é:  pele ondulada com aspecto de casca de laranja.

O problema é quase que exclusivo das mulheres (óóó dó ) provavelmente por causas hormonais.

Localizaçao em regiões específicas: coxas, nádegas e abdome femininos.

Puberdade, menstruação, gravidez, pós-parto, menopausa e uso de pilulas anticoncepcionais desencadeiam ou pioram a celulite.

Além dos cremes anti-celulite, massagens, aparelhos (accent, Apolo tripolar, etc) é super importante melhorar o estilo de vida e estimular mudanças saudaveis.

Melhorar a alimentação: aumentar ingesta de frutas, verduras e legumes e diminuir carnes, frituras, gorduras saturadas e açucares. Abolir o alcool e o cigarro, diminuir o stress e sedentarismo.

Praticar exercicios fisicos 2 a 3x semana ( durante toda a vida) melhora nao somente a celulite como tambem o organismo em geral.  .

Água!!!!! Muita água!!!!!

10 de dez. de 2010

ANTIBIOTICOS...Só com receita medica.

                                                      
  A ANVISA proibiu a venda de antibióticos sem receita medica.



Para quem estava acostumado a ir na Farmacia e se auto-medicar...esqueça.  Tem que ter receita até para comprar um colirio ou uma pomada contendo antibiotico. Isso porque o uso indisciminado do medicamento resulta em RESISTENCIA BACTERIANA.
O que é isso?
Imagine uma turma grande de bacterias invadindo seu organismo. Elas nunca são completamente iguais umas as outras em relaçao a potencia. Sempre tem as mais fortes e as mais fracas. Quando uma pessoa toma um antibiotico que nao mata todas as bacterias, ou porque não é o produto ideal para aquela cepa bacteriana ou porque nao tomou os dias necessarios para erradicar toda a população, as que sobram são as bacterias mais resistentes...as mais fortes...as piores. Com isso, cada vez mais vão surgindo bacterias resistentes a todos os tipos de antibióticos. E as doenças bacterianas vão ficando mais dificeis de serem combatidas...



Porisso o controle da ANVISA é importante.



As pessoas confundem inflamação com infecção.
Para inflamação...antiinflamatorios, do tipo diclofenacos, nimesulide, ibuprofeno, piroxican.
Para infecção... antibióticos, do tipo penicilina, cefalosporina, tetraciclina, floxacina, cloranfenicol, etc.

PROCURE O MEDICO sempre que estiver doente. Nao se auto-medique.

7 de dez. de 2010

MELASMA




Melasma são manchas escuras no rosto que aparecem principalmente na região da fronte, buço, dorso do nariz e malares.

É um problema de pele muito comum no Brasil por ser um país ensolarado.







O melasma está quase sempre relacionado com o uso de pilula anticoncepcional, gravidez e exposição solar.

Embora ocorra muito mais em mulheres os homens tambem podem ser afetados e são mais dificeis de tratar. Pessoas de pele escura  também têm maior propensão ao melasma,  provavelmente pela maior quantidade de melanina.

O tratamento inclui o uso rigoroso de filtros solares de amplo espectro,  uso de clareadores a base de acido retinoico, glicolico, arbutim, hidroquinona, vit C, etc. Para acelerar o clareamento da pele pode-se fazer peelings quimicos a base de acido retinoico, Jessner e resorcina. Os lasers fracionados nao ablativos (érbium) tambem podem ser usados com bons resultados.

O melasma é recidivante (volta com facilidade), por isso após o clareamento da pele é necessario manter um tratamento de manutenção, usar filtro rigorosamente e nao se expor ao sol. Praia e piscina nao são bons programas para quem tem tendencia a melasma.

Evitar o sol é uma medida extremamente importante. Sempre!!!

5 de dez. de 2010

PITIRIASE VERSICOLOR


A pitiriase versicolor é uma das doenças mais comuns no verão.

Benigna mas contagiosa é causada por um fungo saprófita chamado Malassezia furfur, que altera a pigmentação da pele causando manchas.

O fungo não penetra na pele,  fica apenas na superficie se alimentando de restos epiteliais.

As manchas são muito caracteristicas e surgem principalmente no tronco, pescoço, colo e raiz dos cabelos na fronte. Não coçam, não doem...são praticamente assintomáticas.

Como o próprio nome sugere as manchas são versicolor (várias cores): tem a variedade marrom, branca ou vermelha.

Algumas pessoas  são mais predispostas a contrairem esse fungo... após o  verão aparecem as manchas.

O tratamento é feito com antifungicos orais, tópico e shampoos (pois os fungos tambem infectam o couro cabeludo).

Nao se auto-medique... procure seu médico para fazer o tratamento correto.

Essa postagem vale o presente do BLOG para quem for o primeiro leitor a colocar um comentario abaixo. Cosmetico da vez: kit Revaleskin intense recovery

3 de dez. de 2010

Micoses de pele



Micoses são doenças causadas por fungos, e acometem a pele, as unhas, os cabelos e as mucosas. Surgem como manchas ou placas avermelhadas, de bordas descamativas, que crescem de fora para dentro. Podem coçar muito ou pouco, depende da sensibilidade pessoal.

O verão é o momento maior dos fungos e das micoses. Calor, suor, umidade: tudo que um fungo precisa para se proliferar e causar doença.

E quem são os fungos??

Fungos são seres microscópicos que se  desenvolvem principalmente em locais úmidos e quentes e que podem ser encontrados no solo, nos animais e nas plantas. Quando infectam o ser humano se alimentam da queratina e restos epiteliais da pele e anexos cutaneos.
 
As micoses de pele também são chamadas de tinha ou tinea. Tinea pedis, quando acomete os pés; tinea cruris na virilha; tinea capitis quando acomete o couro cabeludo; tinea intertriginosa, as dobras; tinea corporis, no corpo; tinea manun, as mãos.

Além das tineas,  uma outra micose muito comum na pele é a pitiriase versicolor que será assunto de uma postagem especial.

Pessoas que mexem muito com água estão mais predispostas a terem micoses, por exemplo: lavadeiras, garçõns, cozinheiras... têm muita tinea entre os dedos das maos;  homens e atletas têm muita tinea nos pes por ficarem muito tempo com calçados fechados e úmidos; tinea capitis é comum em crianças.

Locais úmidos como banheiros, beirada de piscina, praias, areia úmida de parques,etc, são criadouros de fungos. Nao andar descalço nessas áreas é uma boa pratica para nao contrair micoses.

Outras dicas para a prevençao:

Secar bem entre os dedos dos pes, virilha e corpo após sair do banho, piscina ou praia.
Usar chinelas abertas após o banho deixando os pés ao ar livre e sem sapato.
Trocar as roupas de natação assim que sair da agua ou secar bem.
Fazer rodizio de calçados usando sempre um calçado que ja estiver seco e livre do suor do dia anterior.
Trocar as meias diariamente. As mais indicadas são as meias de algodão que absorvem bem o suor. As meias de nylon retem o suor na pele e pioram as micoses.
As roupas intimas também devem ser de algodao pois nao irritam a pele, nao causam aumento de sudorese e ainda absorvem a umidade.
Nao usar toalhas de banho, calçados e roupas de outra pessoa pois os fungos são contagiosos.

Tratamento

O tratamento deve ser orientado pelo dermatologista. Pode ser apenas local se a micose for simples ou necessitar de tratamento oral com antifungicos e até antibioticos se houver infecção secundaria. Muitas vezes uma micose pode se agravar com um eczema ou erizipela.

2 de dez. de 2010

LARVA MIGRANS




Larva migrans é uma doença frequente no verão também conhecida por bicho geografico, bicho da praia, dermatite serpiginosa.





O problema acontece pela penetração na pele de larvas de vermes de cão e gato. Os animais eliminam suas fezes contaminadas na areia da praia, de parques, ranchos, etc onde irão contaminar as pessoas que por ali passarem descalças ou se sentarem, deitarem...

A larva penetra na pele mesmo que ela esteja íntegra. Com o passar dos dias vai se deslocando e provocando uma erupçao saliente, avermelhada, serpiginosa, como um caminho tortuoso.  Pode coçar muito ou nem tanto depende da sensibilidade pessoal e do numero de larvas que penetrou na pele.

O problema pode se complicar com infecçao secundaria bacteriana e eczematização,  principalmente nos casos em que ocorre uma infestação maciça de larvas.

Como prevenir:

Evitar áreas sombreadas e úmidas onde há maior desenvolvimento de larvas.
Nao se sentar/deitar diretamente em areias sem a proteção de uma rede ou toalha.
Usar chinelas de borracha para proteger os pés.
Proteger tanques escolares e quadras de areia dos dejetos de cães e gatos cobrindo-os a noite.
Examinar diariamente a pele das crianças em busca de pontos de alergia.