Novidades

Leia, pergunte, opine!

23 de mai. de 2010

Manchas brancas nas unhas


As unhas são para as mãos o que os cabelos são para o rosto. Precisam estar sempre limpas, aparadas, cuidadas, impecáveis.
Ocorre de aparecer estrias esbranquiçadas sobre a lâmina ungueal e também manchas semelhantes por baixo das unhas. São coisas bem diferentes mas que geralmente causam certa confusão.
As manchas por baixo da lâmina, acompanhada de descolamento e presença de uma massa amarelada na borda livre da unha provavelmente tem a ver com ataque de fungos, a chamada onicomicose. Para isso é necessario tratamento oral e local com antifungicos.
As manchas por cima da unha seguindo as suas ranhuras naturais como se fossem estrias brancas geralmente ocorrem por impregnaçao de acetona. Ela vai se depositando nas reentranças da lâmina ungueal conforme a pessoa vai fazendo a manicure e com o passar do tempo fica com esse aspecto de mancha branca longitudinal. Nesse caso é recomendado trocar a acetona por removedor de esmalte, que é oleoso e nao causa o mesmo problema.

17 de mai. de 2010

Dercos shampoo Vichy

A Vichy lançou recentemente dois shampoos para queda de cabelos: DERCOS fortificante e DERCOS energizante, ambos com 200 ml.
O fortificante tem niacinamida, sulfeto de selenio, acido salicilico, ceramidas e esta mais indicado para quem tem queda e caspa.
O energizante nao tem a proposta de tratar caspa, apenas a queda, e deve ser associado com outras modalidades de tratamento, dependendo da causa do problema.
O custo desses produtos gira em torno de 40 reais.

14 de mai. de 2010

Accent


ACCENT - O calor gostoso que trata gordura e flacidez.

Corpo sarado e com tudo em cima. Quem não quer?
Rosto flacido? Essa nao!

O accent é um aparelho de radiofrequencia que trabalha com o calor profundo no intuito de melhorar a circulaçao local e compactar as celulas adiposas. Possui duas ponteiras: a unipolar, que é mais profunda e trabalha melhor a gordura e a bipolar, mais superficial, que trabalha melhor a flacidez da pele. O equipamento já esta no mercado há mais ou menos uns cinco anos, de modo que já se tem um acompanhamento bem longo e é sabidamente EFICAZ.

No corpo : utiliza-se as duas ponteiras, principalmente a unipolar, que "encolhe" as celulas gordurosas deixando-as mais compactas e lisas. Isso confere uma aparência mais enxuta e uniforme na area tratada alem de diminuir a celulite pela melhora da circulaçao e da drenagem linfatica.

No rosto : a ponteira de flacidez é a mais utilizada, com o intuito de melhorar a circulaçao e irrigaçao local e melhorar a "queda" da pele na regiao das bochechas redefinindo o contorno facial.

Quem usa, ama! Experimente.

Lasers


Lasers são aparelhos de alta tecnologia que utilizam a luz como fonte de energia. Sua aplicabilidade tem se mostrado quase infinita e imprescindivel atualmente. A Medicina principalmente tem se beneficiado sobremaneira dessa tecnologia, quer seja na area diagnostica, curativa ou estetica.
Em dermatologia podemos dizer que as coisas avançaram muito. No inicio os aparelhos eram enormes, de dificil locomoção e serviam exclusivamente para um fim, o que acabava encarecendo os tratamentos. Há alguns anos criou-se o conceito de plataforma de lasers, que é um equipamento onde se consegue acoplar varias ponteiras. Isso tornou possivel ter apenas um aparelho com diferentes funçoes. Os equipamentos se tornaram menores, mais faceis de manejar e mais resistentes, de modo que pudessem ser transportados para todos os lugares com facilidade. Isso foi fundamental para difundir os tratamentos em todos os locais, mesmo os mais longinquos.

11 de mai. de 2010

Fotoproteção

FILTROS QUÍMICOS E FÍSICOS:

Os filtros solares podem ser químicos e físicos. Os filtros químicos são substâncias que têm que reagir com a pele para absorver a energia solar. Necessitam de um tempo para que essa reação ocorra, por isso devem ser passados ½ hora antes da exposição. Ex: salicilatos, cinamatos, benzofenonas, parsol, etc. Algumas pessoas desenvolvem alergia ou irritação contra certos filtros químicos, principalmente contra os fatores mais altos, pois estes contêm maior número de substâncias químicas. Nesse caso deve-se usar um filtro físico.

Os filtros físicos são menos alergênicos, porém menos cosméticos por serem opacos e deixarem a pele esbranquiçada. Atualmente têm se modernizado e se tornado mais aceitáveis com a incorporação de neutracolor e substâncias micronizadas. São bastante potentes, verdadeira “barreira” aos raios ultravioleta. Excelentes para uso em praia, piscina, lugares mais quentes e para serem passados em áreas de maior exposição e sensibilidade como face, ombros, nariz. São bons também para crianças, pois não costumam causar irritação na pele e nem ardência nos olhos. Ex: dióxido de titânio, óxido de zinco, talco, etc.


QUAL O PROTETOR SOLAR IDEAL ??


Vários fatores devem ser levados em consideração ao escolhermos um filtro:

O fotoprotetor deve ter fator de proteção (F.P.S) no mínimo 15.
Discute-se muito a respeito dos filtros com FPS maior que 30. Muitos advogam que não isso não adianta, que só aumenta a chance de ocorrer uma alergia com a incorporação de novas substâncias para aumentar o poder de proteção. Minha opinião pessoal é que os filtros mais altos protegem mais e que devem ser utilizados em épocas de maior exposição como férias na praia, piscina, etc.Quanto mais clara e sensível for a pele do individuo mais proteção precisa , por isso o FPS deverá ser maior: 35, 40, 45, 60 e até 100.

O grau de oleosidade da pele deve ser respeitado. Para peles oleosas, acneicas ou seborreicas devemos optar por géis, loções ou cremes oil free (livres de óleo). Peles secas necessitam de produtos mais hidratantes, umectantes.

O fotoprotetor deve ser de amplo espectro, ou seja, deve bloquear ou absorver as duas formas de radiação solar mais lesivas à pele – os UVA e os UVB. Na hora de comprar um filtro atentar para esse detalhe importante, que vem descrito no rótulo do produto.


Na praia, piscina, rancho, cachoeira, etc, deve-se usar um filtro resistente ou à prova de água e mesmo assim deverá ser repassado com freqüência ao sair da água, com a pele enxuta.

Existem filtros com cor (neutracolor), como se fosse uma base. São mais cosméticos e as mulheres gostam bastante porque além de proteger contra os raios solares ainda servem como uma maquiagem.




Crianças devem usar sempre um filtro infantil, pois são preparados sem álcool e não ardem os olhos; são mais fáceis de passar e próprios para essa faixa etária. Recomenda-se iniciar o uso do filtro à partir de 6 meses de idade, e de preferência um filtro físico.

Para áreas pilosas ou extensas temos a opção dos filtros em spray, que são bem mais fáceis de espalhar. Os homens, principalmente, costumam preferir os filtros em spray, por serem mais práticos. Podem e devem ser usados no couro cabeludo com pouco ou nenhum cabelo, pois essa área fica extremamente exposta nos indivíduos calvos ou carecas.



COADJUVANTES DO FILTRO SOLAR


Na prevenção de queimaduras solares, manchas, do envelhecimento e câncer de pele também vale lançar mão de todos os acessórios que “escondem” a pele do sol, tais como chapéus, sombrinha, lenços, guarda-sol, mangas longas, bonés, luvas, óculos de sol, etc. A barba e o bigode também conferem proteção ao rosto do homem e devem ser utilizados principalmente por pessoas de pele muito clara, com tendência pessoal e familiar para câncer de pele.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PELE SAUDÁVEL

A qualidade da pele depende também da ingestão de nutrientes e vitaminas necessários para sua higidez. Esses nutrientes são conseguidos através da alimentação adequada e balanceada do dia a dia.
Carne, leite, ovos, frutas, legumes e verduras frescos são os eleitos para ocuparem a mesa e o prato de quem quer se manter bem. Alimentos industrializados, processados e enlatados, devem ser evitados.
Uma substância importante para a pele é o betacaroteno. É uma pró-vitamina A, substância que confere um tom amarelado na pele, e que funciona como um protetor solar sistêmico, pois diminui a penetração dos raios ultravioleta. É encontrado “in natura” nos alimentos amarelos como cenoura, batata salsa, mamão papaia, etc. No sentido de aproveitar essa peculiar característica, esses alimentos devem ser incorporados à alimentação em maiores quantidades no verão.

Bronzeamento artificial

BRONZEAMENTO ARTIFICIAL:

As câmaras de bronzeamento artificial viraram moda no Século XXI e muita gente acha que por ser uma luz artificial não faz mal para a pele, o que não é verdade. Essas máquinas geralmente emitem radiação do tipo UVA, cujo comprimento de onda é mais longo e penetra mais profundamente na pele, causando danos importantes no DNA e podendo levar ao aparecimento de um câncer chamado melanoma.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia sempre se posicionou contra as câmaras de bronzeamento e no ano passado a ANVISA proibiu o uso de Câmaras no Brasil com a finalidade estética.
Aliás, os dermatologistas em geral são contra o bronzeamento de qualquer natureza, seja com sol ou com câmaras.

Radiaçao Solar













Esse sol lindo que traz luz e calor ao nosso planeta e que é essencial à vida, é também o maior responsável pelo envelhecimento da pele.

A exposição prolongada ao longo dos anos provoca o aparecimento de manchas, rugas e câncer de pele, decorrentes das alterações do DNA causadas pelos raios ultravioleta.
Para quem se preocupa com isso, existe o Filtro solar, o maior aliado da pele contra os danos causados pelo SOL. O uso diário e constante do filtro é essencial na prevenção de problemas futuros, e no tratamento de problemas já instalados.





Radiação solar

O sol emite radiações eletromagnéticas classificadas de acordo com o comprimento da onda e é medida em nanômetros(nm). As radiações entre 200 e 760nm constituem o espectro fotobiologico e compreendem os raios ultravioleta e a luz visível (violeta, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho). Além de 760nm estão os raios infravermelhos.

A intensidade da radiação depende de vários fatores, como altitude, latitude, estação do ano, hora do dia, condições climáticas, camada de ozônio, presença de nuvens, poluição, etc. O importante é lembrar que o sol irradia a terra desde a hora que amanhece até a hora que anoitece, mesmo quando esta chovendo, nevando ou com o tempo nublado.



Tem luz? Tem raio ultravioleta. Tem que passar filtro solar!


Cada radiação tem um efeito diferente sobre a pele, dependendo da duração e intensidade da exposição. As faixas mais importantes de radiação se situam entre 280 e 400nm. Quanto maior o comprimento de onda de um raio solar mais profunda será sua penetração na pele; por isso os UVA, que são mais compridos, penetram mais e causam mais dano. Os UVB, que são mais curtos, agem mais na superfície, por isso queimam mais e causam eritema solar.




FIQUE POR DENTRO


- Nuvens claras deixam passar 90% dos raios UV/ Nuvens escuras deixam passar 10%.
- A areia reflete 25% dos raios UV/ A neve reflete mais de 80%.
- A água (piscina, mar), até a profundidade de meio metro, a radiação é 40% da superfície.
- Altitude: à cada 300 mts aumentam em 4% sua intensidade.
- A camada de ozônio protege a Terra contra os raio UV. A emissão de gases poluentes tem provocado buracos nessa camada protetora, e a exposição solar tem se tornado mais intensa e perigosa.


COMO MANTER A PELE ÍNTEGRA

          Filtro solar diariamente
             Evite o sol

                           DIGA : Não ao bronzeamento artificial

Queda de cabelos por cosméticos

Esse tipo de queda resulta de procedimentos cosméticos aplicados incorretamente ou com excessiva freqüência tais como alisamentos, chapinhas, permanentes e descolorações muito fortes. O excesso de quí¬mica provoca um enfraquecimento do fio de cabelo que se quebra na raiz ou se fragmenta nas bordas. Pode ser causado também por irritação do produto no couro cabeludo provocando dermatite, foliculite ou eczema com posterior queda. Nesse caso é recomendado descansar dessas quimicas por um bom tempo, de 3 a 6 meses pelo menos, evitando inclusive o secador de cabelos, pelo calor excessivo. Quando ocorre infeccão secundária é necessário usar antibióticos.
Tem uma máscara que ajuda a recuperar os fios e estimula o crescimento, a base de medula de boi (25g), oleo de rícino(50 ml) e bálsamo do Peru(10g). Pode colocar alguma essência para deixar a fórmula mais agradável ou misturá-la com o condicionador na hora de aplicar. Usar uma vez por semana nos cabelos secos deixando agir por 1 hora e lavar com um shampoo suave ou infantil.

Tricotilomania

É o hábito compulsivo e repetitivo de um indivíduo arrancar o seu próprio cabelo. Afeta pesssoas sob tensão ou psicologicamente perturbadas. Duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens e sete vezes mais freqüente em crianças do que em adultos.
A criança desenvolve o hábito de torcer o cabelo em torno dos dedos e puxá-lo. O ato é apenas parcialmente consciente e pode ‘substituir’ o hábito de chupar o dedo. Vários estudos psiquiátricos mostram que na criança o problema é relacionado com dificuldades na relação com a mãe ou com a perda de algo ou alguém importante (por exemplo, mudar de casa, de escola, de cidade, ou perda de contato com professores, parentes ou amigos). Muitas vezes é desencadeado pelo nascimento de um irmão. O tratamento é orientado pela abordagem emocional do paciente, com psicoterapia pura e simples ou associada a medicamentos para ansiedade.

10 de mai. de 2010

Pelada

Caracteriza-se por uma ou mais “falhas” no couro cabeludo ou na barba. Geralmente arredondadas e bem delimitadas, tem superfície lisa, sem descamação, aumentando sempre de dentro para fora. As placas são da cor da pele normal, únicas ou multiplas, de qualquer tamanho. A pele no local apresenta um amolecimento (hipotonia) quando pregueada. A doença é descoberta por acaso por um parente ou cabeleireiro com pouca certeza do tempo de evolução. A causa não raras vezes está relacionada com stress e ansiedade. Não sendo tratada a pelada aumenta lentamente até que se estabiliza e após algum tempo surge uma discreta lanugem que pode dar origem a pêlos finos e descoloridos e que progressivamente se tornam normais. Uma evolução espontânea para a cura pode ocorrer em um período de 3 a 8 meses. A pelada da barba destaca-se por ser de longa duração e mais resistente aos tratamentos. Em geral é isolada mas pode estar acompanhada de uma pelada do couro cabeludo.
O tratamento é feito com vitaminas, tópicos, remedios para ansiedade, infiltração de corticoide e aplicação de nitrogênio liquido.

Vitamina C em cápsulas de uso tópico



A última novidade da indústria cosmética são as cápsulas douradas de vitamina C de uso tópico. Antioxidante poderoso, a vitamina C perde a sua eficácia quando exposta ao oxigênio do ar atmosferico porque sofre oxidaçao. O creme se torna escuro e perde a sua eficácia. Para contornar o problema algumas empresas acondicionam a vitamina C em frascos a vácuo, cuja valvula pump nao permite a entrada retrógrada de ar durante o uso. Agora a Melora inovou ainda mais, lançando capsulas monodose do creme de Vitamina C para uso diário. Sao pequenas cápsulas douradas que contém a quantidade suficiente para cobrir o rosto com o produto sempre fresco e ativo. Vale a pena conhecer e testar.

DEPILAÇÃO DEFINITIVA A LASER

Pelos indesejáveis podem ser eliminados com total eficácia pelos lasers especialmente desenvolvidos para tal fim. Os melhores aparelhos sao os Lasers de Diodo e Alexandrita, que trabalham na faixa dos 800 nanometros, comprimento de onda ideal para atingir e destruir a melanina do pelo. Na maioria dos casos são necessarias de 4 a 5 sessões, com intervalos de 1 mes ou mais entre elas, exceto se houver problemas hormonais que estimulem o aparecimento de novos pelos. Homens geralmente precisam de mais sessões para eliminar barba, pelos das orelhas, peito, etc. Pelos brancos nao são sensiveis a luz do laser e podem ser eliminados pelo antigo método da eletrolise.
A luz pulsada é bem menos eficaz que os lasers citados e nao deve ser a primeira escolha de ninguém.
Procure sempre a orientaçao de um dermatologista, que saberá indicar o melhor laser para o seu caso.

9 de mai. de 2010

Calvície


A Calvicie masculina (alopecia familiar masculina) é um processo de miniaturização, afinamento e queda de cabelos, que pode começar em qualquer idade, até mesmo na adolescência. Geralmente algum parente próximo como pai, avôs, tios ou irmãos têm história de calvicie. Os pêlos da região frontal vão sofrendo uma diminuição em número e espessura, e sendo substituídos paulatinamente por outros, cada vez mais finos, fracos, despigmentados e curtos. O couro cabeludo se torna mais visivel, e a fronte mais alargada pelo recuo da implantaçao dos pelos, formando as famosas “entradas” que tanto aborrecem os homens.
O tratamento mais comum da calvicie inclui dois medicamentos principais: FINASTERIDE oral, uma droga que interfere na conversão da testoterona em dihidrotestoterona no couro cabeludo (o hormônio responsável pela queda de cabelos familiar no homem) e o MINOXIDIL tópico em soluçao alcoolica a 3 a 5%, que provoca uma melhora na irrigaçao dos pelos.

IMPLANTE CAPILAR
Os implantes capilares sofreram um grande avanço nos últimos anos. Podem ser realizados nao so nos homens como tambem nas mulheres, desde que haja uma boa area doadora. A implantação fio a fio de um número alto de enxertos por sessão proporciona resultados cada vez mais naturais e duradouros, muito diferente do aspecto de cabelo de boneca que os implantes em tufos deixavam antigamente. Hj há medicos no Brasil especializados apenas em implantes capilares, com grandes equipes e excelentes resultados.

Queda de cabelos


Se numa roda de amigos alguém perguntar quem já teve ou tem queda de cabelos, provavelmente haverá muita gente se manifestando. Isso porque queda de cabelo é um problema muito comum. E incomoda, afinal, os cabelos são a moldura do rosto.
Mas nem toda queda é considerada doença. Os cabelos tem um ciclo de crescimento que se divide em três fases: a fase anagena, de crescimento; a fase catágena, de adormecimento do pelo; e a fase telógena, na qual o pelo cai. O eflúvio telógeno é uma perda normal dos cabelos em certas épocas da vida. Normalmente é aceitável uma perda de 80 a 100 fios por dia, dependendo da duração do ciclo do pelo. Cabelos longos fazem maior volume ao cair, o que pode simular uma queda excessiva, já que 6 a 10 fios formam um emaranhado volumoso no ralo do banheiro ou na escova.
A queda de cabelos pode ter varias causas, durar pouco tempo ou se prolongar, ser difusa ou localizada (placas), temporária ou definitiva (alopecia cicatricial). Uma queda de mais de 100 fios por dia merece ser investigada.
Uma das causas mais frequentes de queda é a dermatite seborreica, que nada mais é do que a popular caspa. A caspa é uma descamação do couro cabeludo, barba ou sobrancelha, as vezes acompanhadas de coceira e avermelhamento do couro. Ansiedade e stress precipitam ou agravam o problema, que piora também no inverno. O tratamento nesse caso é à base de shampoos de cetoconazole, ciclopirox, alcatrão, acido salicilico e corticóides tópicos.
Doenças como anemia, sinusite, stress, infecções respiratórias, urinárias, dentárias, distúrbios hormonais (ovários, tireoide) podem cursar com queda de cabelos. Regimes de emagrecimento com grande perda de peso, medicamentos (antibióticos, antiinflamatórios, quimioterapicos), cirurgias, parto, amamentação, excesso de quimica, também podem ser motivo de queda, bem como o uso excessivo de bonés, chapéus ou capacete que apertam o couro cabeludo e diminuem a irrigação do folículo do pêlo.
Na mulher, queda mais intensa e difusa ocorre frequentemente após o parto, durante a amamentação e menopausa. Distúrbios hormonais com aumento dos andrógenos também podem causar queda do tipo familiar.
No homem a queda é uma queixa bastante freqüente e incômoda, na maioria das vezes relacionada com hereditariedade embora a causa também possa ser qualquer outra já citada anteriormente.
Qualquer que seja o motivo, a queda de cabelos sempre gera angústia e preocupação e merece uma investigação medica.